Idam participa de audiência pública no Auditório Belarmino Lins

O encontro teve como objetivo apoiar o sistema cooperativista e buscar melhorias para o desenvolvimento econômico do Estado

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participou, na manhã desta segunda-feira, (24/04), no Auditório Belarmino Lins, localizado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), da 1ª audiência pública com o objetivo de debater sobre dificuldades enfrentados pelo cooperativismo e associativismo no estado do Amazonas.

A Reunião é uma iniciativa da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Estado Amazonense (FRENCOOP/AM), e busca melhorias junto ao Idam e demais órgãos responsáveis, através de criação de políticas públicas voltadas a estes segmentos, desburocratizando as atividades no estado do Amazonas.

Entre os temas abordados, destacou-se Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Programa de Regionalização da Merenda Escolar (PREME); Cadastro Nacional de Aquicultura Familiar (CAF); Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Aquicultura Familiar (DAP); Regularização Fundiária e Licenciamento Ambiental.

“O Idam dá apoio a documentação e regularização de associações e cooperativas para o acesso a políticas públicas, incluindo o Fundo de Promoção Social – FPS, assim como realiza frequentemente treinamentos em associativismo e cooperativismo em vários municípios do Estado, facilitando o acesso de comunidades a linhas de crédito e outros benefícios”, pontuou o diretor-técnico do Idam, Radson Alves.

Para o presidente da FRENCOOP/AM, deputado estadual Adjuto Afonso (UB), a partir do empreendedorismo e do cooperativismo, com o trabalho de órgãos parceiros, é possível o desenvolvimento econômico.

“O governador Wilson Lima tem um compromisso muito grande com o setor primário, com o extrativismo. Quando ele assumiu, nós tínhamos aqui a subvenção da borracha atrasada, da malva e ele resolveu pagar. Pagou todo mundo, e quando você paga, você está gerando emprego. A iniciativa é fazer com que a gente saia daqui com esse compromisso, de fazer uma regularização dessas cooperativas que hoje estão impossibilitadas”, finalizou Afonso.

TEXTO: Ingrid Simão/Idam

FOTOS: Ney Xavier/ALEAM

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam): comunicacaoidam@gmail.com / Ártemis Cunha 92 98406-5021) / Antônio Barros 92 98145-1183 / Nailson Castro 92 99113-2311 / Rita Ferreira 92 98208-9685.