Idam participa de Audiência Pública sobre o segmento madeira/móveis

O Idam representado pela Diretoria de assistência técnica e extensão florestal (DITEF) participou no último dia 23, segunda-feira, de audiência pública, no município de Presidente Figueiredo, para tratar do fortalecimento do pólo moveleiro existente no município. A audiência foi articulada pela Câmara Municipal de vereadores, com o apoio do Dep. Estadual Chico Preto.
Durante o evento foi ressaltado que naquele município o Idam, além das atividades agrícolas e pesqueiras, mais recentemente, por meio da Unidade Local vem atuando em atividades voltadas a produção florestal, das quais obteve os seguintes resultados no período de 2007/2008:
a. Elaboração de 20 PMFSPE (licenciado – 549 m3 de madeira manejada);
b. Acompanhamento: Pós-exploratório; assistência técnica aos arranjos produtivos florestais;
c. 08 cursos de capacitação voltados à produção florestal;
a. Apoio na regularização de 15 empreendimentos com apoio do Sebrae;
Como resultado da audiência cada instituição participante se comprometeu em colaborar com o fortalecimento do pólo, dentro de suas atribuições, cabendo ao IDAM as seguintes atividades, já previstas no plano operativo da unidade local:

Assistência técnica contínua aos detentores de PMFSPE;
Assessoria na adequação do Plano de Manejo em área do PDS Morena;
Colaborar nas atividades para ampliação da oferta de madeira com origem nos Planos de manejo existentes;
Instalação de uma UD de Manejo Florestal no município;
Apoio em Cursos de capacitação;
Colaborar na elaboração de plano de ação para o segmento madeira/móveis no município, envolvendo: Prefeitura / Sebrae / GTZ.
Segundo o chefe do Datef, Sérgio Gonçalves, estas ações, somadas às vantagens comparativas que o município possui, podem se consolidar a cadeia de valor para o segmento madeira-móveis em poucos anos, possibilitando a inclusão de comunidades e agricultores familiares no processo.