Idam participa de oficina sobre açaí em Rio Branco, no Acre

Iniciou nesta segunda-feira (28/05) em Rio Branco, no Acre, a oficina Cadeias de Valor do Açaí Solteiro. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – Idam está participando, com a representante, Nadiele Pacheco, chefe de Departamento de Assistência e Extensão Florestal, juntamente com demais representantes do Ministério do Meio Ambiente – MMA, Pedro Bruzzi e Edivaldo Pinheiro Andrade da Secretaria de Extensão Agro-florestal e Produção Familiar do Acre – SEAPROF.

Nadiele Pacheco a esquerda; de camisa amarela, Edivaldo Pinheiro , Seaprof/Acre e de camisa azul Pedro Bruzzi, representante MMA

O objetivo do evento será nivelar informações entre atores da cadeia de valor do açaí solteiro (Euterpe precatória), sobre a situação atual da produção e comercialização na Amazônia; Identificar experiências ou abordagens promissoras na produção, comercialização e mercado do açaí, considerando os diferentes elos da cadeia de valor; Identificar ações estratégicas, propostas de compromissos e próximos passos para aprimoramento da cadeia produtiva e acesso a mercado em Áreas Protegidas federais do Sul do Amazonas, Acre e Rondônia; Promover aproximação comercial entre os diferentes atores da cadeia de valor do açaí.
O Amazonas tem em sua maioria produtiva a espécie Euterpe precatória a de maior quantidade de antioxidantes entre as seis existentes, popularmente conhecidos como: Açaí roxo ou preto; Açaí Branco; Açaí Açu; Açaí Espada; Açaí Sangue de Boi e Açaí Chumbinho. O Açaí Euterpe precatória, do Amazonas, é o que apresenta melhor desempenho no combate às doenças neurodegenerativas como Mal de Parkinson e Alzheimer.
Nadiele Pacheco destacou que as ações do Idam, tem sido fundamentais para orientar os produtores de açaí, quanto ao melhor manejo, objetivando o combate às contaminações provocadas pelo Trypanossoma cruzi, que tem o barbeiro como hospedeiro. “Também falei sobre as políticas públicas do governo do Amazonas para melhorar o desempenho da produção, tanto no transporte, como na criação de agroindústrias especializadas na elaboração de polpas. E neste particular o Idam tem realizado diversas oficinas junto aos produtores em todas as calhas do Amazonas”, complementou Nadiele Pacheco.

Nadiele Pacheco durante apresentação

Além da participação do Idam na oficina de Rio Branco no Acre, que encerrará quarta feira (30/05), o governo do Amazonas, através do Idam, está realizando uma série de atividades, como o curso: “Boas Práticas da Fabricação e Manejo do Açaí’’, o treinamento com carga horária total de 4h, com aulas transmitidas durante os dias (21 e 28/05), das 9h às 11h, com os municípios do Amazonas simultaneamente conectados via Centro de Mídias de Educação do Amazonas – Cemeam, localizado na Avenida Waldomiro Lustoza, Japiim, zona Sul de Manaus.

No centro de mídias, o engenheiro florestal  do Idam, Luiz Rocha

Ministradas pelo engenheiro florestal do Idam, Luiz Rocha, a engenheira de alimentos e a auditora fiscal federal Agropecuária, Ana Fabiola Coelho,  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentos – Mapa. E hoje (28/05), respectivamente ministrada pelas palestrantes Sergimara Araújo e Ana Fabiola Coelho.
O curso visa ampliar o número de agentes multiplicadores de conhecimento, nas comunidades do interior do Estado do Amazonas. “Depois de capacitados os participantes poderão repassar o conhecimento em seu município. O curso foi ofertado de maneira ampla, com o principal objetivo de orientar os produtores sobre os problemas causados pela contaminação do açaí, pelo Barbeiro e não apenas o Barbeiro, mas por outros fatores’’, destacou o Luiz Rocha.
A oficina acontece no Hotel Resort, na Estrada da Floresta, 500, em Rio Branco/Acre e conta com o apoio de várias organizações como: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio; Fundação Nacional do Índio-Funai; Serviço Florestal dos Estados Unidos–USFS; Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional-USAID; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD/ONU, entre outras.

Texto: Maria do Carmo Araújo – GECOM/IDAM