IDAM participa do evento de regulamentação das queijarias artesanais e inicia entrega dos cartões de combustível para os municípios de Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Autazes

No evento sobre a regulamentação das queijarias artesanais, que aconteceu na manhã de ontem, (21/03), no auditório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Japiim, Zona Sul, foi realizada a entrega dos cartões de combustível, para os gerentes das unidades locais do IDAM de: Autazes, Careiro da Várzea e Careiro Castanho; que terão função determinante para o deslocamento das equipes de extensionistas à campo, ajudando os agricultores familiares rurais, na prática diária, do Governo Estado, através do IDAM, órgão integrante do Sistema Sepror; de levar assistência técnica ao interior. Todos às unidades locais receberão os cartões, em um total de 244. “Irá nos ajudar bastante em nossas atividades, com estes cartões, poderemos trabalhar com melhor planejamento, sabendo que existe um combustível para execução do nosso trabalho”, declarou Philipe Brandão, gerente da unidade local do Careiro da Várzea.

A gerente de Transporte do IDAM, Michelen Lobo, foi quem recebeu os cartões de combustível na Secretaria de Administração e Gestão (SEAD) e depois deu os encaminhamentos formais na instituição. Segundo ela, “a chegada dos cartões para IDAM, é uma grande conquista. Foi feito todo um levantamento de acordo com a realidade de cada município, tendo como base o Plano Operacional (PO), pra disponibilizar a quantidade necessária de abastecimento. E com isso, a redução de custos com combustível”, comentou Michelen.

Michelen Lobo recebendo os cartões na (SEAD)

Estavam presentes no evento, Malvino Salvador, diretor presidente em exercício do IDAM, o diretor presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF), Sérgio Muniz, Fenando Vieira Secretário Adjunto de Políticas Agropecuárias e Florestais (SEAPAF), Muni Lourenço, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), o prefeito do Careiro da Várzea, Ramiro Gonçalves e outras autoridades.

Malvino Salvador, diretor presidente em exercício do IDAM, destacou a tradição da produção de queijo na região do Careiro da Várzea, desde 1962, época em que abriu o primeiro escritório local, se trabalha com pecuária leiteira e produção de queijo artesanal.” As exigências da fiscalização e o nosso trabalho de assistência técnica visam a fabricação de um queijo de qualidade que proteja a saúde pública e que tire o produtor da clandestinidade”, destacou Salvador.

Diretor Malvino Salvador entregando os cartões de combustível

O Presidente da FAEA Muni Lourenço, dá destaque para o momento histórico do Setor Primário, pela votação da PEC; com a aprovação de 0,69%, para 3%, dará folego ao trabalho, a partir da ponta, construção de estratégias da realidade local, a exemplo da queijaria flutuante, projeto desenvolvido pela ADAF e IDAM; simplificação, baixo custo, com cumprimento da legislação com procedimentos e normatização para regularização do queijo artesanal. E destacou o apoio das prefeituras instituições financeiras são importantes para à produção de micro queijarias, “assim como a Sensibilização para os trabalhos de sanidade do rebanho, focos de prioridade, contem com o apoio da FAEA, todas as frentes da assistência técnica. Nós também produtores, estamos de mãos dadas com o Sistema Sepror”, afirmou Muni.

Representantes do Sistema Sepror, FAEA e Prefeitura de Careiro da Várzea

De acordo com Fernando Vieira: “o trabalho do extensionista é fundamental na orientação dos produtores de queijo. “A parceria com as prefeituras, em conjunto com o Sistema Sepror, permite um trabalho de padronização do queijo certificado, que será comercializado no mercado com segurança e competitividade. É isso que a sociedade quer e precisa”. Vieira fez uma homenagem ao diretor Malvino Salvador ao afirmar que: “ele é um mestre extensionista, com quem muito aprendeu profissionalmente”.

Sérgio Muniz, diretor presidente da ADAF, disse que: “as queijarias artesanais, certificadas, representam um novo modelo de produção de queijo com qualidade e padrão sanitário. As duas existentes hoje no Careiro da Várzea são referências e servem de modelos para todos os produtores”, salientou. Ele destacou também, que a participação da prefeitura é muito importante. “O prefeito do Careiro da Várzea contratou um médico veterinário para cuidar da padronização das queijarias”, frisou Muniz.

Segundo o prefeito do Careiro da Várzea, todos os produtores de queijo do seu município devem se adequar às normas sanitárias de produção do queijo. “Eu defendo a legalidade e a saúde pública, por isso temos que produzir queijos com qualidade. É melhor para o produtor e os consumidores. Nós saímos de uma região que sofreu com um foco de aftosa em 2014, para um padrão de excelência com as queijarias”, afirmou Ramiro Gonçalves.

Por: Asscom/Idam