Idam Presidente Figueiredo realiza projeto de preparação do solo no Ramal Urubuí

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Presidente Figueiredo (Idam/Presidente Figueiredo) iniciou o projeto de mecanização no Ramal Urubuí e tem como objetivo desenvolver métodos de preparação do solo para o plantio. As atividades vêm sendo desenvolvidas desde fevereiro deste ano.

O projeto é uma parceria da Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas (Sepror), por meio da unidade local do Idam, e prefeitura, através da Secretaria de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro de Presidente Figueiredo.

Os equipamentos necessários para realizar os processos de aração, gradagem, abertura de covas e encanteiramento, foram enviados pela Sepror à unidade local do Idam. Já a prefeitura, coopera na disponibilização de operador e diesel para o maquinário.

Este ano, já foram atendidos oito agricultores com um total de 12 hectares de extensão

De acordo com o gerente do Idam/Presidente Figueiredo, Luiz Aldiney de Oliveira, em 2018 foram atendidos 22 agricultores e um total de 71 hectares de área beneficiada. Este ano, os trabalhos continuam e já foram atendidos oito agricultores com um total de 12 hectares de extensão. Além disso, foi realizada a recuperação de áreas degradas.

O método utilizado é um dos mais comuns na agricultura brasileira e visa o melhoramento do solo através de técnicas que permitem o aumento da produtividade de forma sustentável.