Idam Promove Boas Práticas Agrícolas na produção integrada do Abacaxi

No período de 13 a 15 de abril no município de Itacoatiara/Novo Remanso foi realizado uma capacitação técnica sobre as boas práticas agrícolas para a cultura do abacaxi. Este treinamento está dentro da programação da proposta de implantação da produção integrada para a cultura de abacaxi apoiada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento em todo território nacional.
Esta primeira capacitação foi ministrada por dois pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, e tiveram como entidades parceiras o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Estado do Amazonas, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – SFA/AM, o SEBRAE, Embrapa Amazônia Ocidental e a Cooperativa dos produtores rurais da comunidade sagrado coração de Jesus – ASCOP.
Participaram profissionais do IDAM do Novo Remanso, Itacoatiara, Manaus (Unidade Local e Central), Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Humaitá, Careiro e Careiro da Várzea, além de dois profissionais do CODESAV e dos produtores rurais do Novo Remanso e da Vila do Engenho, totalizando mais de 40 participantes. A Produção Integrada é uma exigência mercadológica em todo o mundo, enfatizando a proteção ambiental, a segurança alimentar, a condição de trabalho, a saúde humana e a viabilidade econômica. Por se tratar de programa de elevada importância para o agronegócio do abacaxi, é imperativo que todos os atores envolvidos tenham consciência da sua parcela de contribuição no sucesso desta iniciativa.
Dentro deste princípio o conteúdo programático foi divido em atividade de sala e de campo e apresentou aos participantes as características botânicas da planta do abacaxi, os métodos de produção de mudas sadias, às exigências edafoclimáticas para o bom desenvolvimento da cultura, as técnicas de preparo de área e de correção da acidez do solo, o manejo das coberturas vegetais e dos restos culturais no controle de plantas daninhas e conservação do solo, o manejo da água para irrigação e fertirrigação, as técnicas de indução floral, a nutrição e o controle fitossanitário do abacaxizeiro e o manejo correto na pós-colheita.
Segundo o Engenheiro Agrônomo Luiz Carlos do Herval Filho, Gerente de Apoio à Produção Vegetal – IDAM/DATER, o processo de construção da produção integrada de frutas no Estado do Amazonas será inteiramente apoiado pelo IDAM, respeitando o principio fundamental do programa que é a adesão voluntária por parte dos agricultores, pois se entende que este modelo proporcionada aos mesmos, melhorias na gestão dos insumos, melhorias ambientais e melhorias na qualidade final do produto o que se reverte em maiores lucros aos fruticultores.