Idam promove curso de Licenciamento Ambiental

 

Foto: Roberto Araújo

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), órgão integrante do Sistema Sepror, em parceria com Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), promovem o curso de Licenciamento Ambiental em Atividades Agropecuárias.

O curso iniciou quarta-feira (20), e encerrou hoje (22), tendo como objetivo principal, capacitar os extensionistas rurais em licenciamento ambiental para atividades agropecuárias.

“Essa capacitação é para um primeiro grupo, dos municípios das redondezas de Manaus, em que nossos técnicos possam entender com clareza os procedimentos para fazer o licenciamento ambiental, as documentações necessárias, respeitando a legislação ambiental, para então requerer ao IPAAM a devida licença. Vamos fazer novamente esse curso, incorporando todos os 66 escritórios do Idam, para que no final possam auxiliar nossos produtores nas suas atividades”, disse o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Florestal do IDAM, Malvino Salvador.

Um dos palestrantes, foi o Analista Ambiental do IPAAM, Eduardo White, que durante a palestra explicou a importância do Cadastro Ambiental Rural, o (CAR), como uma forma do proprietário conhecer o território em que produz, e também fazer seu planejamento.

A Engenheira de Pesca, Alcelene Salerno, do Careiro da Várzea, participante do curso, ressaltou que a atividade traz informações sobre as atualizações da legislação ambiental, sendo essencial para o bom andamento do trabalho junto ao produtor rural. “O curso é importante, porque toda a legislação ambiental vem se atualizando, e aqui nós ficamos sabendo dessas atualizações, consequentemente podemos levar essas informações direto ao produtor”, explicou Alcelene.

No último dia do curso o Secretário de Estado do Meio Ambiente(SEMA) e Diretor Presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) Antônio Ademir Stroski, participou da entrega de certificados aos 60 técnicos e gerentes das unidades locais do Idam.

O evento foi realizado no auditório do Idam, na avenida Carlos Drummond de Andrade, 1.460, no Japiim, Ulbra, zona sul de Manaus.

Por: Leonardo Dias

Fotos: Roberto Araújo