Idam realiza ações para agricultores familiares de Parintins

Em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, extensionistas da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizaram ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em diversas comunidades do município entre os dias 04 e 10 do corrente mês.

Produtor preenche formulários para emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Nas comunidades do Aninga, Macurany e Parananema, que contam com aproximadamente 80 produtores assistidos pelo Idam, foram feitas orientações técnicas a produtores de hortaliças, avicultores e bovinocultores; já nas comunidades de São Sebastião, São Francisco, São Tomé e Santa Terezinha, na região de Cabury, produtores familiares receberam orientações quanto à elaboração de projetos de investimento e custeio agrícola.

Na ocasião, foi realizada ainda visita a uma Unidade Demonstrativa (UD) de Pecuária leiteira na fazenda Vovô Otacílio, elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e encaminhamentos para emissão e renovação da Carteira do Produtor Primário (CPP).

Avicultores das comunidades Aninga, Macurany e Parananema receberam orientações técnicas durante a visita.

Para o gerente da unidade local do Idam de Parintins, Lucivaldo Pereira, as visitas garantem, por meio das informações repassadas, uma melhora significativa no desenvolvimento produtivo e cita ainda uma grande expectativa para o município nos meses subsequentes, “Esperamos uma maior produtividade, principalmente nas comunidades da periferia, pois estamos incentivando a adoção de novas tecnologias e ampliação das atividades produtivas, com possibilidade de inclusão desses produtores nos programas sociais de compra, venda e doação simultânea”, disse o gerente.

Na ocasião, foi realizada ainda visita a uma Unidade Demonstrativa (UD) de Pecuária leiteira na fazenda Vovô Otacílio.

Lucivaldo salienta ainda, que, tal desenvolvimento produtivo está diretamente relacionado à regularização das documentações voltadas ao homem do campo e pontua: “em todas as comunidades que assistimos no município, principalmente dos produtores que estão pleiteando financiamentos, destacamos a importância das documentações, pois estes precisam estar com esses documentos em ordem”.

Produtor encaminha a renovação da sua Carteira do Produtor Primário.