Idam realiza capacitação em crédito rural para servidores em Humaitá e Tefé

Curso tem como objetivo capacitar técnicos do Instituto com orientações atualizadas sobre o sistema de linhas de crédito da Afeam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) deu início, nesta segunda-feira (22/11), ao Curso de Crédito Rural com Ênfase nas Linhas de Crédito da Agência de Fomento do Amazonas (AFEAM), simultaneamente nos municípios de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus) e Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus).

Os cursos de capacitação estão sendo ministrados pelo técnico Luiz Antônio Nascimento, gerente de Crédito Rural (GECRER), em Humaitá, e em Tefé pelo técnico Marcelo Falcão e pelo engenheiro agrônomo Orleidson Sales.

“A capacitação está sendo realizada de forma presencial e totalmente prática, e tem como objetivo capacitar os servidores das unidades locais sobre as linhas de crédito da Afeam”, explicou Luiz Antônio.

Ainda segundo ele, a programação ocorrerá até sexta feira (26/11) e conta com a participação de 52 servidores das unidades locais do Idam em Manicoré, Humaitá, boca do acre, Lábrea, Vila extrema, Pauini, Apuí, Santo Antônio do Matupi, Tefé, Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Coari, Maraã, Japurá, Juruá e Jutaí.

Linhas de crédito da AFEAM — o Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES), consiste em incentivar o empreendedorismo em atividades produtivas que gerem trabalho e renda, por meio de crédito aos empreendedores que queiram manter ou ampliar seu próprio negócio, nos setores primário, secundário e terciário.

O Programa de Mecanização Agrícola (PROMEC) tem como objetivo incentivar a mecanização de áreas degradadas e promover o aumento da produção.

O Programa de Incentivo ao Uso do Calcário na Correção de Solos (procal) tem a finalidade de proporcionar aos Produtores Rurais e Agricultores Familiares, em todos os municípios amazonenses, a correção de solo em terras exploradas economicamente, com prioridade para as áreas produtoras de grãos, fruticultura, culturas industriais e em áreas de pastagens ou capoeiras alteradas ou degradadas.

FOTOS: Divulgação/Idam