Idam realiza curso de mecanização agrícola em Pauini

Em Pauini, a 1.054 quilômetros de Manaus, a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com Idam Central de Manaus, realizou um curso de Mecanização Agrícola, destinado a produtores rurais; alunos do curso técnico em agropecuária do Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (Cetam); Servidores da Secretaria Municipal de Produção Rural; e ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pauini.

O curso ocorreu na propriedade do produtor rural Francisco do Moreno, localizada na estrada Macuti e contou com a participação de 30 pessoas.

O curso, ministrado pelo técnico do Idam/Central, Luiz Alberto Platini, ocorreu na propriedade do produtor rural Francisco do Moreno, localizada na estrada Macuti e contou com a participação de 30 pessoas.

A atividade tratou, teoricamente, de assuntos referentes aos aspectos gerais e fundamentais da mecanização agrícola; descrição das partes técnicas do trator; manutenção do maquinário e troca de óleo, filtro e recursos elétricos. A parte prática do curso, possibilitou aos participantes aprenderem sobre o uso de alavancas, operação do trator com e sem implemento, bem como, a montagem de tais implementos.

O curso de mecanização contou com etapas teóricas e práticas.

Na ocasião, o técnico Platini, repassou ainda aos presentes, informações a respeito do Programa de Pró-Mecanização, lançado pelo Governo do Estado do Amazonas, através do Idam e da Secretaria de Produção Rural (Sepror) no mês de maio.

Segundo Simone Andrade, gerente do Idam em Pauini, as atividades desenvolvidas promovem resultados em longo prazo, alavancando a produtividade e qualidade de vida dos produtores, “O curso é de suma importância para o município, pois, além de capacitar o produtor para o uso racional do maquinário agrícola gera renda aos operadores das máquinas, proporcionando o aumento da produtividade da agropecuária local e consequentemente a melhoria da qualidade de vida do agricultor familiar pauiniense” pontuou a gerente.

Gerente do Idam em Pauini, Simone Andrade e corpo técnico do Idam durante atividade.