Idam realiza ‘dia de campo’ nas culturas de citros e macaxeira em Iranduba

Produtores participantes puderam conhecer técnicas de plantação, adubação e colheita da macaxeira, além de técnicas produtivas que garantem renda rápida

Produtora participante do ‘dia de campo’ realizado em Paricatuba orientada pelo coordenador do projeto prioritário de Citros do Idam, Antônio Joaquim

A Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) de Iranduba (a 27 quilômetros da capital) realizou um Dia de Campo com produtores da região, voltado para a cultura de citros e macaxeira. Com 20 participantes, entre produtores e técnicos, a ação aconteceu na estrada do Paricatuba, na Região Metropolitana de Manaus, na terça-feira (08/11).

A colheita de macaxeira faz parte das ações do Projeto Prioritário de Citros (laranja, limão e tangerina). Os tubérculos foram plantados entre as laranjeiras, em tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Amazônia Ocidental e Embrapa Mandioca e Fruticultura, na Bahia. O Idam foi responsável por implementar essa nova tecnologia no Amazonas, mais especificamente em uma Unidade Demonstrativa (UD).

Produtor carrega macaxeira durante o dia de campo do Idam, em Iranduba

Durante o dia de campo, os produtores acompanharam a colheita das raízes, comprovando a viabilidade do cultivo consorciado de citros e macaxeira. A plantação foi feita em dezembro de 2021. No fim do mês de maio foi realizada uma segunda adubação de cobertura com nitrogênio e potássio. Os resultados animam todos os participantes da experiência demonstrativa.

Para o coordenador do projeto, o engenheiro agrônomo Antônio Joaquim, a ação, juntamente com a participação de todos agricultores, influencia diretamente na produção final, principalmente com a implantação de novas tecnologias.

“Tivemos um saldo positivo, pois a interação com os produtores é fundamental. Com o acesso a novas tecnologias, os produtores poderão melhorar sua produção e ter mais êxito na colheita”, explicou.

No campo

A fazenda escolhida para essa fase é de Francisco dos Santos, que já trabalha e parceria com o Idam há 20 anos. “Estamos sempre na luta e se precisarmos, recorremos aos técnicos do Idam. Esse projeto da laranja com macaxeira feito aqui é muito bom e pode ajudar todos os produtores que trabalham com essas duas culturas a terem uma renda a mais antes de colherem as frutas cítricas”, explica Dos Santos.

Participantes do Dia de Campo com técnico da Unidade Local do Idam, de Iranduba

A produtora rural Maria do Céu, trabalha com verduras e legumes e pretende ampliar suas culturas. Por isso participou dessa experiência, onde aprendeu quão tipo de laranja, o tipo de porta enxerto, o tipo de macaxeira, adubo e tempo de adubação, além da distância entre as arvores cítricas, entre outras técnicas. “Temos que aprender as coisas que não conhecemos. Isso nos interessou muito e por isso viemos. Estou satisfeita com o que vi e aprendi”, finalizou Do Céu.

Texto: Nailson Castro/Idam

Foto: Analu Vieira/Idam