Idam realiza dia do campo voltado para para Criação de Bovinos em Itacoatiara

Evento foi realizado em parceria com Ufam e Ifam, e atraiu 160 pecuaristas e estudantes da área

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), realizou o dia do campo voltado para a Criação de Bovinos em Terra Firme no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus). O evento ocorreu na última sexta-feira (15/10) e teve 160 participantes.

De acordo com o gerente da unidade local do Idam em Itacoatiara, o médico venetrinário Janderson Weiller, o dia de campo tratou de assuntos como manejo de pastagem, inseminação artificial em tempo fixo, raças de bovinos, melhoramento genético, suplementação e custo de produção.

Os produtores também puderam ver o resultado da inseminação artificial realizada no início do ano pelos profissionais do Idam em parceria com o Ifam.

Weiller comentou ainda que a bovinocultura é uma das atividades econômicas mais importantes no município de Itacoatiara. Segundo ele, a ação foi motivada pela redução do número de bovinos nas propriedades da região, causada pela degradação dos pastos.

“Nós levamos esses produtores a uma propriedade modelo para que eles pudessem observar as técnicas empregadas para o trato das pastagens e ver também o melhoramento genético sendo realizado no município. Dessa forma, queremos incentivá-los a levar essas técnicas às suas propriedades, para que a atividade possa evoluir no município”, explicou o gerente.

Participaram da ação 160 pecuaristas e estudantes da área, incluindo produtores dos municípios de Itapiranga e Silves. Também estiveram presentes representantes das prefeituras de Itacoatiara e Silves.

FOTOS: Divulgação/Idam