Idam realiza primeiro Curso de Capacitação em Meliponicultura em Vila Rica Caviana

Foram 18 produtores beneficiados pela capacitação, que abordou desde os conceitos mais básicos até a legislação ambiental

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realiza, de terça-feira (25/04) até hoje (27/04), o Primeiro Curso de Meliponicultura em Vila Rica Caviana, no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus). Com carga horária de 24 horas, o curso é voltado para os iniciantes da atividade.

“O curso abordou desde os conceitos básicos, como construção da caixa racional, até conceitos de legislação ambiental. Cerca de 18 produtores estão sendo capacitados”, disse o gerente da unidade local do Idam em Vila Rica Caviana, Jaime Gatenha.

A programação, que se encerra hoje (27/04), foi ministrada pelo técnico em agropecuária Ezequiel Assunção e pela tecnóloga em agroecologia Ana Cláudia Muller, em atendimento ao pedido dos produtores de capacitação em criação de abelhas sem ferrão.

Meliponicultura

A meliponicultura, quando integrada às demais atividades da propriedade, tem papel fundamental na polinização da maioria das plantas frutíferas e da flora nativa, contribuindo com o aumento da produtividade e produção agrícola. Proporciona também o mel e seus subprodutos, viabilizando a segurança alimentar e nutricional, bem como a geração de ocupação econômica e renda aos agricultores familiares

O Idam tem se focado, por meio de suas Ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), na capacitação de técnicos, beneficiários e multiplicadores, legalização da atividade junto aos órgãos competentes, melhoria da qualidade do mel e seus subprodutos, e o apoio à comercialização.

FOTOS: Divulgação/Idam