IDAM realiza teste de degustação para avaliar cultivares de milho para Consumo “

Após a conclusão do ciclo de produção de milho na Unidade de Observação do município de Iranduba/AM a Gerência de Apoio à Produção Vegetal/DATER juntamente com a UNLOC/Iranduba realizou no dia 06 de Março nas dependências do Escritório Central um teste de degustação com as 06 cultivares plantadas durante o desenvolvimento da Unidade, sendo estas: BR 106, BR 5110, Saracura, Sol-da-manhã, Robusto e Cativerde.
O objetivo principal desta Unidade de Observação era de apresentar ao Estado do Amazonas alternativas viáveis de cultivares desenvolvida para serem consumidas na forma “In natura” em um sistema de produção sustentável e acessível ao agricultor familiar. Cada uma das cultivares foi conduzida em dois sistemas de produção, chamados de sistema convencional e sistema tecnificado. No primeiro as plantas foram semeadas em espaçamento de 1,0 x 0,5m e tiveram a capina manual como forma de controle das ervas daninhas. No segundo sistema as plantas foram conduzidas em um espaçamento de 0,90 x 0,20m e receberam capina química no controle das ervas daninhas.
Com aproximadamente 70 dias de plantio, espigas das 06 cultivares foram colhidas para a realização do teste de degustação com objetivo de avaliar as propriedades organolépticas dos mesmos, que são: toda as propriedade que pode ser percebida com os sentidos humanos, neste caso, a visão, olfato e paladar.
As espigas foram cozidas em água mineral por quinze minutos sem a adição de sal e nomeadas aleatoriamente de A a F sem que os participantes do teste soubessem qual cultivar representava cada letra. Cada cultivar foi avaliado em SABOR, DOÇURA e MACIEZ através de uma ficha previamente elaborada.
Após a consolidação dos resultados agronômicos e de preferência esperamos poder apresentar para os agricultores familiares a cultivar que agregue as maiores médias destes parâmetros.