Idam realiza visitas de assistência técnica e extensão rural no município de Canutama

Em Canutama, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou as primeiras visitas técnicas do ano. As atividades ocorreram na zona rural do município e tiveram como objetivo prestar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos agricultores familiares, assim como fazer a divulgação da nova chamada pública do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme).

De acordo com o gerente do Idam em Canutama, Raimundo Francisco Cordeiro, estas e outras visitas ajudam o técnico de Ater a fazer um diagnóstico completo e real da produção. “O que eles produzem, a quantidade que produzem, como produzem, em que época produzem. E nós, do Idam, levamos orientação técnica a ser adotada para melhorar a produção,  como local adequado, espaçamento entre uma planta e outra, medida de covas, tipo de adubação,  entre outras técnicas”, pontuou.

Além disso, segundo o gerente, o técnico do Idam apresenta serviços como o cartão do produtor, a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Para que o agricultor familiar tenha acesso às políticas públicas ele precisa estar documentado. Além de participar de ações de crédito do governo através da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Banco da Amazônia e Bando do Brasil”, disse.

Entre os locais visitados pelo Idam Canutama está a propriedade do agricultor João Lito, localizada na Ilha do Anana, no rio Mucuim, a 20 quilômetros da sede do município. O agricultor, que é beneficiário do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), foi apresentado também ao Preme, que está com edital aberto para cadastro e recadastramento. Além disso, os agricultores foram orientados sobre a importância do plantio de abacaxi, goiaba e banana em sistema consorciado.

Outro beneficiário do PAA assistido pela unidade local de Canutama é o agricultor João Rodrigues, que recebeu a visita da equipe técnica para a emissão do Cartão do Produtor Primário (CPP) e DAP. Também foi realizado durante a ação o levantamento de coordenadas geográficas para os agricultores familiares que precisam emitir o CAR.