Idam realiza vistoria técnica em produção de hortaliças em Tabatinga

Produzindo 100 mil maços de couve e 12 mil maços de coentro por ano, o produtor rural do município de Tabatinga Almir Vieira, em acompanhamento periódico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), teve sua produção avaliada através de vistoria técnica de supervisão creditícia por técnico do Idam em Tabatinga para dar continuidade a um financiamento junto a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). A vistoria aconteceu nesta terça-feira (04/06).

De acordo com o técnico em agropecuária do Idam/Tabatinga, Zoroastro Brandão, a avaliação é necessária para verificar se o financiamento do produtor rural está de acordo com o projeto técnico aprovado quando ele solicitou recurso junto à agência de fomento.

Zoroastro explica que para atingir os objetivos propostos da concessão de crédito o produtor precisa comprovar ainda um aumento de produtividade, através de um laudo técnico. “Portanto, o Idam visita a propriedade do produtor, verifica se houve ampliação de área produtiva e emite um laudo técnico que, posteriormente, é repassado para a Afeam”, explicou.

De acordo com o técnico em agropecuária, a cada ano o produtor vem apresentando um aumento de produtividade e tem se destacado na produção de hortaliças. Almir Vieira fornece seu produto para o mercado local, feiras e também participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Laudo de vistoria – Todos os produtores rurais assistidos pelo Idam e com financiamento de crédito rural junto à Afeam no Estado do Amazonas passam por essa avaliação e, normalmente, acontecem três vistorias no período de 12 meses.