Idam reforça parceria com Banco da Amazônia

O Diretor-Presidente do Idam, Edimar Vizolli recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira, 27, o Superintendente Regional do Banco da Amazônia, Antonio Carlos Benetti e equipe para apresentação do programa piloto daquela instituição financeira denominado “Amazônia Florescer Rural” a ser implementado este ano nos municípios de Careiro, Careiro de Várzea, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva.
O programa que ainda está em discussão pelo Banco da Amazônia junto aos parceiros, tem como objetivo levar um conceito novo de microcrédito orientado aos agricultores dos municípios assistidos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF B. O Pronaf Grupo B é a linha de microcrédito criada para combater a pobreza rural, cujos recursos são destinados a agricultores com renda anual familiar bruta de até R$ 6.000,00 (seis mil reais). Os agricultores poderão tirar financiamentos até R$ 2.000,00 (dois mil reais) para quaisquer atividades geradoras de renda.
Segundo Benetti, em 2009 foram aplicados recursos da ordem de 52 milhões. “Este ano nossa meta é gerar mais recursos para os agricultores com atividades produtivas e reduzir cada vez mais a inadimplência, uma vez que o agricultor vai ser acompanhado pela extensão rural (Idam), pela agência de crédito (Banco da Amazônia) e pelo do assessor de negócios, que é um profissional de nível médio especializado em microcrédito rural , que vai orientar, divulgar a existência da linha de crédito, além de identificar e construir oportunidades junto aos agricultores rurais”. Antes de abrir o assunto para discussão, Vizolli reafirmou que o Banco da Amazônia é um parceiro da extensão, mas enfatizou que quer entender bem as vantagens e desvantagens do Programa Amazônia Florescer Rural para poder ajudar mais ainda o agricultor familiar. “O nosso agricultor não pode ficar inadimplente junto à agência de crédito. È preciso estar muito atento a todo o processo de contratação, liberação e quitação desse crédito. Não queremos ver o nosso agricultor cada vez mais pobre”, finalizou o Diretor –Presidente do Idam.
Após a reunião ficou agendado um novo encontro, na próxima quinta-feira, 4, na sede da instituição financeira para elaboração conjunta de uma carta destinada às Unidades Locais do Idam e agências do Banco da Amazônia dando conhecimento desse programa e prestando esclarecimentos sobre a atuação de cada um dos parceiros envolvidos.
P articiparam dessa reunião a Diretoria Executiva, Chefes de Departamentos e Gerentes da área técnica do Idam e a equipe do Banco da Amazônia composta pelo Superintendente Regional, Antonio Carlos Benetti, Antonio Edson Ribeiro, Gerente Geral, Cristóvão Júnior, Coordenador de Microfinanças e Andréa Gonçalves, analista de crédito, além dos técnicos da Coordenadoria de Microfinanças e Agricultura Familiar de Belém/Pa, Júlio Tavares e Mário Rocha.