IDAM rende homenagens aos Produtores Rurais e Agricultores do Amazonas

Produtores rurais assistidos pelo Governo do Amazonas, por meio do IDAM
Produtores rurais assistidos pelo Governo do Amazonas, por meio do IDAM

Agricultores familiares dos municípios de Manacapuru, Iranduba e Rio Preto da Eva serão homenageados, na manhã desta quinta-feira, 25, pelo governo do Estado, por meio do IDAM, durante solenidade alusiva ao Dia do Produtor Rural que acontece hoje em todo o país.

Os agricultores estarão representando os mais de 92 mil profissionais do campo que são assistidos pelo Instituto em todo o Estado e que, contribuem, significativamente, com a economia local, e são os responsáveis pelos alimentos que chegam à mesa de milhares de amazonenses.

Seu Geraldo Silveira, de Manacapuru, um dos maiores produtores de maracujá do município, está na expectativa. É a primeira vez que ele receberá a homenagem e disse que o momento é esperado com muita alegria, pois mesmo os agricultores que moram distante da cidade, nunca deixaram de ser atendidos pelo IDAM. “A gente nunca fica isolado no campo, quando não podemos ir até a cidade, os técnicos do IDAM vão até nós”, garantiu.

E tendo o IDAM como aliado, o agricultor Manoel Luiz de Almeida, 43 anos, do município de Rio Preto da Eva, resolveu diversificar a produção. Agora ao invés de só plantar, seu Manoel também se dedica a criação de peixes. O retorno, segundo ele, é garantido. Além do aumento na renda da família, a piscicultura funciona como uma terapia.

Quando se trata de diversificação, seu Aloísio Pollmeier, 56 anos, do município de Iranduba, mostra que tem experiência de sobra no assunto. Todos os dias, com sol ou chuva, ele sai de casa para fazer o que mais gosta: plantar e colher. Na propriedade dele, é possível encontrar, em grandes variedades, produtos como tomate, pimentão, alface e coentro. A piscicultura também faz parte das atividades do dia a dia do agricultor.

A rotina dos agricultores inicia às 4h da madrugada e normalmente encerra às 20h quando todos vão dormir. O objetivo deles é oferecer alimentos de qualidade à população.

De acordo com o presidente do IDAM, Edimar Vizolli, uma das maiores preocupações do governo do Estado é oferecer retorno aos protagonistas do meio rural e assegurar que eles tenham melhoria na renda e na qualidade de vida.

A programação consta ainda do lançamento do novo layout do site institucional e do lançamento do Manual “Boas Práticas de Produção Sustentável do Amazonas”. O manual é uma publicação elaborada pela equipe técnica do IDAM com informações sobre culturas, criações, produtos florestais, além de abordagens sobre o sistema de produção, com ênfase na agricultura familiar.

Os temas publicados no manual referem-se ao plantio/tratos culturais/colheita de hortaliças, guaraná, maracujá,cupuaçu, abacaxi, além de pecuária leiteira, frango de corte, criação de peixes, coleta de solo, adubação orgânica, andiroba, meliponicultura, dentre outros.

Ao todo são 19 itens com orientações técnicas voltadas às equipes de extensionistas, produtores, entidades parceiras e a todos que tenham interesse na área agronômica e florestal do Estado.