Idam reúne com gerentes do interior para discutir ações estratégicas de desenvolvimento rural

Nesta quarta-feira (07/04), o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Valdenor Cardoso, e gestores de áreas estratégicas do Instituto reuniram com os gerentes das unidades locais de Japurá, Maraã, Uarini e Alvarães para discutir ações direcionadas à promoção humana, inclusão socioeconômica e produtiva das famílias rurais. A reunião aconteceu por videoconferência.

O objetivo foi discutir a conjuntura local, ações de crédito rural, de fomento e o desenvolvimento dos Projetos Prioritários do Idam nessas localidades.

“Estamos iniciando por esses escritórios, que em regra estão situados em localidades mais distantes e de difícil acesso. A intenção é assistir e apoiar os trabalhos desses escritórios visando proporcionar melhores condições de atendimento aos agricultores familiares. Vamos trabalhar ações estratégicas para incentivar a autogestão, inserção de tecnologias no campo e apoiar a participação efetiva das famílias rurais em programas de comercialização, em especial daqueles produtores de comunidades longínquas”, disse Valdenor.

Valdenor destaca ainda que as ações devem ser desenvolvidas e articuladas com as prefeituras e secretarias de produção local. O Idam é um órgão de desenvolvimento rural sustentável para apoiar os agricultores familiares com gratuidade. E no governo de Wilson Lima, o Instituto foi fortalecido com a convocação de profissionais aprovados em concurso público.

Para atender os produtores com eficiência, o Idam tem capacitado as equipes técnicas e inserido esses novos profissionais no processo da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) desenvolvido nesses municípios, visando familiarizar esses técnicos com a realidade da região amazônica.

Entre as principais atividades desenvolvidas nesses municípios estão o cultivo da mandioca para produção de farinha, avicultura, manejo do pirarucu, entre outros cultivos agrícolas.