Idam reúne gerentes de unidades para ajustar procedimentos e melhorar o atendimento na emissão do Cartão do Produtor Primário (CPP)

A reunião, realizada de forma virtual, abordou estratégias e novos direcionamentos para buscar a excelência no extensionismo rural no Amazonas

Encontro virtual entre unidades locais e central, teve a presença do Diretor-Presidente do Idam, Daniel Borges, do coordenador do Cartão do Produtor Primário (CPP) e técnico em agropecuária, Aglei Maciel e da assessora Lais Teixeira (Antônio Barros Jr/Idam)

O diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, reuniu-se hoje (21/10), com gerentes e técnicos das unidades locais do Instituto para dialogar sobre demandas, alinhamentos e metas. O objetivo é otimizar o atendimento ao produtor, e assim, expandir as ações do órgão, proporcionando cada vez mais o desenvolvimento sustentável às comunidades rurais do Amazonas.

“Precisamos ouvir todos os lados envolvidos, então é necessário chamar a equipe para termos uma conversa, e fazer um processo de transparência. Isso sempre com o objetivo de melhorar o processo administrativo e o atendimento junto aos produtores”, comentou o diretor-presidente do Idam, o engenheiro de pesca Daniel Borges.

A reunião envolveu também a equipe da coordenadora do Cartão do Produtor Primário (CPP), que foi reforçada recentemente com mais integrantes, para melhorar a comunicação entre a coordenadoria e as unidades locais, para que haja um acompanhamento mais minucioso dos processos de cadastros e emissão do documento.

Segundo o coordenador do Cartão do Produtor Primário (CPP) e técnico em agropecuária, Aglei Maciel, é crucial que o Idam torne o processo de elaboração e emissão do documento mais eficiente e ágil.

“Precisamos dar mais celeridade no recolhimento e elaboração dos documentos que são enviados ao Idam Central para a emissão do Cartão do Produtor. Enviamos um checklist e o formulário às unidades locais para que possamos sanar dúvidas com relação ao processo”, disse.

Com unidades locais em todos os municípios do estado, o Idam atende principalmente pequenos produtores e agricultores familiares. O Instituto tem trabalhado para aperfeiçoar a integração entre a central administrativa e os técnicos na ponta, sempre objetivando o melhor atendimento às famílias rurais.

Cartão do Produtor Primário

O Cartão do Produtor Primário é um benefício do Governo do Estado do Amazonas destinado exclusivamente para pessoa física que exerça a atividade de produção rural. O documento assegura diversos benefícios aos produtores beneficiados, entre os quais está a isenção do ICMS na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos; possibilidade de emitir notas fiscais Modelo 04 (Produtor Rural); desconto de energia elétrica junto à operadora; e comprova o tempo trabalhado no setor primário durante o processo de aposentadoria.