Idam segue com ciclo de palestras sobre Associativismo e Cooperativismo em Autazes

Esta é a segunda capacitação e foi realizada nas comunidades Nova Esperança, Boa Esperança, Monte Sinai e Cajuçara.

No total, foram capacitados 37 produtores familiares

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio do Posto de Atendimento Avançado da Comunidade Monte Sinai, em Autazes (113 quilômetros distante de Manaus), segue com o ciclo de palestras sobre associativismo e cooperativismo com objetivo de capacitar representantes das entidades de produtores rurais do município.

Esta é a segunda capacitação e foi realizada nas comunidades Nova Esperança, Boa Esperança, Monte Sinai e Cajuçara, com orientações sociais, visita de campo e apoio a formalização das associações de produtores rurais das localidades.

A atividade, realizada no o mês de abril, abordou diversos temas para esclarecer modelos de organizações de bases sociais, tais como: Cooperativismo; diferenças entre Associação e Cooperativa; Atas e Estatuto e técnicas de gestão e governança.

A ação foi organizada pela equipe técnica do Posto Avançado e as palestras foram ministradas pela extensionista Joyce Magalhães. Ao todo, 37 representantes de associações no município participaram do evento.

As palestras foram ministradas pela extensionista Joyce Magalhães.

A extensionista Rosiele Vasconcelos alerta para importância da atividade. “O objetivo é orientar sobre a importância da regularização de uma organização e informá-los sobre o processo de formalização que dá acesso a políticas públicas de fomento promovidas pelo Governo do Estado”, disse Rosiele.

Para o agricultor e membro da Associação Agrícola dos Familiares do Ramal do Mutua, Jefferson Santos, “a capacitação nos traz oportunidades, novos conhecimentos e mostra como é importante trabalharmos corretamente dentro de uma associação, pois ela abre uma porta de benefícios e direitos que não poderíamos conhecer sem a ajuda do Idam” disse.

Também foi realizada uma votação com os participantes para a construção de mais uma cooperativa e todo processo de formalização será acompanhado pelo Idam.

TEXTO: Ingrid Simão/Idam

FOTOS: Divulgação/Idam