Idam, Sepa e Embrapa participam do maior evento de carcinicultura e aquicultura da América Latina, em Natal (RN)

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror), Embrapa Amazônia Ocidental e piscicultores de nove municípios do Amazonas participam da 16ª Feira Nacional do Camarão (Fenacam) em Natal, Rio Grande do Norte. As programações iniciaram na terça-feira (12/11) e seguem até sexta-feira (15/11), no Centro de Convenções de Natal.

A Feira promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), com o apoio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) é considerada o maior evento de carcinicultura e aquicultura da América Latina. Na ocasião, os técnicos participam ainda do 16º Simpósio Internacional de Carcinicultura, 13º Simpósio Internacional de Aquicultura e Sessões Técnicas com palestras sobre a temática.

De acordo com o pesquisador da Embrapa, Roger Crescêncio, o objetivo principal da ida ao evento é fazer com que os principais produtores de peixes do Amazonas conheçam o que há de mais moderno em tecnologias de produção. “Eles irão conhecer as mais recentes tecnologias voltadas à piscicultura e o que há de mais moderno em equipamentos, redes, insumos, ração aditiva, maquinário, sistemas de dados, entre outros. Tudo isso poderá ser vendido e comprado durante a feira”, disse.

A atividade faz parte do Projeto de Transferência de Tecnologia para o Desenvolvimento da Piscicultura no Estado do Amazonas (Peixe-Pró), financiado pelo Fundo Amazônia e coordenado pela Embrapa Amazônia Ocidental.

Segundo a pesquisadora da Embrapa, Jucélia Vidal, os piscicultores foram selecionados a partir de vários eventos relacionados ao projeto e que foram realizados durante o ano, a exemplo dos cursos de cultivo de tambaqui em tanque escavado. “Durante essas atividades verificamos os piscicultores que tinham o perfil para a atividade e que atendessem o objetivo do projeto”, disse a pesquisadora.

De acordo com o engenheiro de pesca do Idam, Marcel Ribeiro, o curso de produção e fatores de competitividade na aquicultura foi de grande importância para sua área de atuação. “O evento está sendo um sucesso em termos de conhecimento e apresentação de novas tecnologias para aplicação na aquicultura”, destacou o engenheiro.

Para o técnico em agropecuária do Idam, Denis Lima, que também participa dos simpósios, estar em um evento como este é satisfatório, visto que é o acontecimento técnico-científico e empresarial mais importante da Aquicultura e da Carcinicultura. “Esse lugar é o centro da tecnologia para a carcinicultura e aquicultura. Aqui podemos adquirir novos conhecimentos, tanto na área científica quanto econômico”, destacou.

Do Idam participam os técnicos Denis Lima, de Benjamin Constant, Marcel Ribeiro, de Manaus, Tiago Carvalho, de Rio Preto da Eva e Chris Rocha, de Itacoatiara; da Sepa/Sepror o técnico Sebastião Souza; da Embrapa os pesquisadores Roger Crescêncio e Jucélia Vidal, além de piscicultores dos municípios de Apuí, Benjamin Constant, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara Manacapuru, Manaus, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.