Idam visita estrutura de cooperativa de crédito em Porto Velho e no Sul do Amazonas

Airton, primeiro a esquerda, em Santo do Matupi em Manicorè

 

Foto Divulgação

O diretor técnico do órgão, Airton Schneider, foi em missão como observador

O diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Airton Schneider, conheceu a estrutura do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) de Rondônia em visita realizada a Porto Velho (RO), Humaitá, Santo Antônio do Matupi (Manicore) e Apuí, nos dias 23, 24 e 25. A visita teve como objetivo ampliar o relacionamento com esta instituição de crédito agrícola em maior escala. Em abril, será inaugurada a terceira unidade no Sul do Amazonas em Humaitá.

Rondônia tem uma ampla rede de Sicoob pelo seu interior, onde mais de 92% são de produtores da agricultura familiar, perfil semelhante do Amazonas. Schneider aproveitou a ocasião para conversar com os futuros clientes da instituição de crédito, na companhia de dirigentes locais do Idam e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf).

“Estou em missão determinada pelo governador Amazonino Mendes, objetivando o desenvolvimento agrícola no interior do Estado, e orientação do secretário da Produção Rural, José Aparecido dos Santos, e do diretor-presidente do Idam, para observar e identificar experiências exitosas das ações das cooperativas de crédito e convidar para ampliação dos seus serviços nos municípios de outras regiões, com relevância na produção rural”, disse o diretor técnico. Em Porto Velho, Schneider conversou com o presidente do Sicoob-RO, Jonas Alves da Costa, que apresentou a estratégia de expansão da instituição junto aos produtores rurais de Rondônia e do Amazonas. Schneider estava acompanhado pelo presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-AM), Merched Chaar, e também manteve contato com o presidente da OCB-RO, Salatiel Rodrigues.

Juros mais baixos – O Sicoob é uma Cooperativa de Crédito e repassa recursos aos produtores rurais com juros menores do que a rede tradicional bancária e atua, fortemente, junto aos produtores rurais, que formam a maior quantidade de seus clientes. Segundo Airton Schneider, o Sicoob tem o perfil do homem do campo e se caracteriza por financiar as atividades produtivas da agricultura e da pecuária, liberando recursos para compra de insumos, tratores, colheitadeiras e demais utensílios e equipamentos do setor primário.

Com as três unidades do Sicoob no Sul do Amazonas, ao longo da BR-230, a Transamazônica, a região passa a ter um braço forte do crédito agrícola, impulsionando o desenvolvimento regional local. O secretário José Aparecido dos Santos tem incentivado o aumento de escala do agronegócio nesta região, por ela ter as características de produção de soja (Humaitá) e uma ampla bacia leiteira de rebanhos Girolando e de gado de corte Nelore de alto padrão (Santo Antônio do Matupi e Apuí).

Airton Schneider contou com o apoio e a experiência de Merched Chaar, que, por três vezes, dirige a OCB-AM, e é considerado um dos maiores especialistas em cooperativismo da região amazônica. O presidente Salatiel Rodrigues da OCB-RO também foi um dos anfitriões da comitiva.

Texto: Maria do Carmo Araújo- Gerência de Comunicação/Idam

Fotos: Divulgação Idam