Inauguração da I Feira da Agricultura Familiar em Pauini movimenta a economia local

Ação, realizada pelo Governo do Amazonas, contou com a participação de 20 feirantes de diversas comunidades

O Governo do Amazonas, por meio de parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), inaugurou no sábado (16/10) a I Feira da Agricultura Familiar em Pauini (distante 923 quilômetros de Manaus). O evento foi realizado com o apoio da Prefeitura Municipal.

Segundo a gerente da unidade local de Pauini, a assistente social Simone Andrade, a ação teve o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Produção Rural e de instituições representantes do setor primário do município, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Colônia de Pescadores, associações de produtores e organizações indígenas.

O evento contou com a participação de cerca de 20 feirantes das comunidades Areia Branca, Serra Leoa, Içá, Pauariã, Alegrete, Fortaleza e Macuti, que contribuíram com a comercialização de produtos da região, como pescado tratado, artesanato local e indígena, hortaliças e frutas regionais.

Para Simone, o evento foi um sucesso, tendo resultado na comercialização de 90% dos produtos oferecidos na feira.

“A ideia da gerência do Idam é que a feira seja realizada mensalmente, em diferentes bairros do município, e a prefeitura está se organizando para que na próxima feira o excedente dos produtos seja adquirido para doação”, disse.

A ação foi viabilizada pelo kit feira, fornecido pela ADS à unidade local do Idam em Pauini. O kit inclui duas tendas, 50 jogos de mesas com cadeiras, aventais e bonés para feirantes, dois expositores de pescado e um totem para álcool em gel.

FOTOS: Divulgação/Idam