Inauguração de feira de produtos regionais aquece economia em Benjamin Constant

A primeira feira estadual de produtos regionais já é realidade em Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus). Mais de 40 produtores rurais foram beneficiados com a estrutura inaugurada pelo Governo do Amazonas por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) com apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado Amazonas (Idam), durante a segunda edição do ‘Amazonas Presente’ que atendeu o público do Alto Solimões.

A feira que irá funcionar todos os sábados das 7h às 15h, acontece em frente à sede do Idam local, situada na Rua 1º de maio, nº 1160, Colônia I. Produtores rurais das comunidades Porto Cordeirinho, Santa Luzia, Niterói, Bom Pastor, Guanabara III e estradas BR 307 e Umarizal comercializam produtos como banana, goiaba, couve, cheiro-verde, alface, pimentão, peixe, repolho, além de produtos oriundos do artesanato indígena.

Para o gerente do Idam em Benjamin Constant, Denis Lima, esse incentivo veio para fortalecer a produção de alimentos no município. “Com assistência técnica conseguimos levar aos agricultores acesso às políticas públicas, melhorar as condições de trabalho com a inserção de tecnologias na produção, além de apoiar a comercialização direta ao consumidor final”, disse.

Com investimento de R$ 46.440,30 a ADS entregou aos produtores três tendas, três expositores de pescado, 70 mesas, 70 cadeiras, 70 bonés e uma faixa.

Certificação – A criação de peixes no município também foi fortalecida com a qualificação e profissionalização de 50 piscicultores. A entrega de certificados foi feita pelo governador do Amazonas Wilson Lima, durante a 2ª edição do Amazonas Presente no município.

Fotos: Idam/Benjamin Constant