Indígenas da região de Eirunepé iniciam plantio de milho neste mês de maio

Inicia neste mês de maio o plantio de milho de 40 agricultores familiares indígenas que moram na região de Eirunepé, segundo o gerente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) no município, Andreson Oliveira Cardoso. O grupo recebeu doação de 160 quilos de sementes de milho.

Nos dias 2 e 3 de maio, representantes indígenas da aldeia Paraíso, da etnia kanamari, aldeia Matrinxã, aldeia Flecheira e aldeia Tracoá, localizadas no rio Juruá e rio Itucumã, estiveram no Idam e foram beneficiados com as sementes de milho através do convênio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) sementes, firmando entre o Idam e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os representantes dos agricultores familiares indígenas receberam 160 quilos de sementes de milho

De acordo com o gerente do Idam/Eirunepé, o plantio será feito neste mês, após a baixada das águas nas áreas de várzea. Em seguida, o grupo deve participar da chamada pública indígena municipal que atenderá a demanda de merenda escolar de 10 escolas indígenas. O grupo deve disponibilizar itens como a banana, mandioca, peixes, galinha caipira, couve, maxixe, cebolinha, coentro cara/inhame, abóbora e farinha de mandioca.

Segundo Andreson, os indígenas foram beneficiados também com a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) onde foi feito um acordo entre o Ministério Público Federal, o Idam, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Prefeitura de Eirunepé para que os indígenas possam  participar das políticas públicas.