Instituições do setor agropecuário participam de treinamento para avaliação de status da febre aftosa no Amazonas e Pará

image4

Médicos veterinários do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) e representantes da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) participam hoje, 30 de outubro, de treinamento sobre “Preparação de Estudo Soro Epidemiológico para Avaliação de Circulação Viral da Febre Aftosa”. O evento realizado pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acontece na sede da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), localizada na rua José Paranaguá,  nº 435, Centro.

O objetivo é apoiar os trabalhos para a avaliação da circulação do vírus da febre aftosa em 60 municípios do Amazonas e três do Pará (Terra Santa, Faro, Juriti) para que alcancem o mais breve possível o status “livre de febre aftosa com vacinação”.

“Para alcançarmos o status livre de febre aftosa com vacinação precisamos obter resultados favoráveis e atender aos critérios e condições técnicas e estruturais relacionadas aos serviços veterinários exigidos pelo Mapa e Organização Mundial de Saúde Animal”, disse o gerente de Apoio a Produção Animal do IDAM Sebastião Dias de Mendonça, ao ressaltar que no Amazonas os municípios de Boca do Acre, Guajará, Sul de Canutama e Sul de Lábrea já tem o status reconhecido.

Os trabalhos iniciam em novembro e se estendem até o primeiro trimestre de 2015. Para o estudo serão coletadas amostras de sangue de animais bovinos e bubalinos que pertencem a 914 propriedades rurais de um universo de 13.256. As análises serão coletadas pelas equipes de veterinários e enviadas aos laboratórios para análise. No Amazonas a maior amostragem será coletada no município de Autazes.

A parte prática do treinamento acontece no dia 31 de outubro, sexta-feira, no município de Iranduba.