Instituições do setor primário e meio ambiente alinham ações para execução do Projecar no Amazonas

Ação visa atingir mais de 55 mil inscrições no Cadastro Ambiental Rural

Com a meta de atingir mais de 55 mil inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR), instituições do setor primário e meio ambiente se reúnem nesta segunda-feira (29/07), para discutir e elaborar ações que serão desenvolvidas por meio do Projeto de Inscrição e Análise do Cadastro Ambiental Rural no Amazonas (Projecar/AM). O encontro acontece na sede do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), zona sul de Manaus, e encerra na terça-feira (30/07).

A ação é resultado da parceria entre os governos federal e estadual, e irá abranger 36 municípios do Amazonas. O Projecar é coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), com apoio do Idam, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Fundo Amazônia e Agência de Cooperação Alemã – GIZ.

De acordo com a diretora-presidente do Idam, a engenheira agrônoma Eda Oliva, o Amazonas tem características próprias quando se trata do ecossistema utilizado pelo agricultor familiar. “Qualquer proposta ou plano de trabalho elaborado para o agricultor deve conter um viés econômico, social e ambiental, e devem sempre respeitar a legislação, sem esquecer as peculiaridades do estado”, enfatizou a presidente.

A secretária adjunta da Sema, Christina Fisher, destacou a importância dessa parceria. “É importante esse trabalho em parceria com outras instituições para que seja possível implementar e, principalmente, executar as ações previstas para o CAR uma vez que todos são essenciais nesse processo”, ressaltou.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, o projeto veio em uma hora importante, visto que os produtores estão aderindo em massa ao CAR, e a intenção é discutir meios para simplificar cadastros como esses em regiões do Amazonas.

Para a coordenadora do Projecar, Júlia Linhares, é necessária essa união das instituições. “A ideia durante esse encontro será elaborar um plano de divulgação e sensibilização, levando em conta os diferentes perfis dos agricultores familiares, para que possamos adaptar o projeto conforme a necessidade de cada município”, explicou.

Participam do encontro profissionais da área técnica do Idam de Novo Airão, Rio Preto da Eva, Itapiranga, Silves e Manaus, como também representantes da Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Sema, Faea, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Amazonas (Fetagri), GIZ e secretarias de Meio Ambiente de Apuí, Boca do Acre e Parintins.

Área de abrangência – O Projecar vai atender, com inscrições gratuitas, agricultores familiares com até quatro módulos fiscais em 36 municípios das sub-regiões do Baixo e Médio Amazonas, Purus, Madeira, Jutaí/Solimões/Juruá e Rio Negro/Solimões.

Cadastro Ambiental Rural – É um documento eletrônico, criado pela Lei 12.651/2012, que garante a preservação do meio ambiente sem interferir com o desenvolvimento da agricultura. O CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais e visa controlar, monitorar e combater o desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil.

Existem inúmeras vantagens para o agricultor cadastrado no CAR, que incluem o planejamento do imóvel rural, comprovação de regularidade ambiental, segurança jurídica, comercialização de cotas de reserva ambiental, além de maior competitividade no mercado e acesso ao crédito agrícola.