INTERCÂMBIO NA REATA DE URUCARÁ

Com o objetivo de desenvolver e expandir as atividades da Agroecologia, a REATA (Rede de Agricultores Tradicionais do Estado do Amazonas), em conjunto com a UNLOC – Urucará realizou um intercâmbio entre as famílias das redes.
Foram proporcionados aos 22 membros do núcleo da REATA e mais o corpo técnico do IDAM uma expedição a três comunidades do município, que possibilitaram a troca de experiências entre as famílias e o esclarecimento de dúvidas constantes sobre a plantação sem o uso de agrotóxicos.
Durante as visitas foram observados que os índices de produção de produtos sem fertilizantes estão em constante crescimento, como por exemplo, os jovens André Pinto e Agnaldo Guimarães que receberam uma área degradada e vêm desenvolvendo atividades de recuperação do solo através da calagem e o uso de adubos orgânicos, nessa área eles estão cultivando alface, coentro, cebolinha, couve, feijão, quiabo, tomate e pimenta de cheiro.
Há também a implantação do Sistema Agroflorestal (SAF’s), onde são cultivados, de forma racional, a mandioca, o feijão, a melancia, o maracujá, o açaí, o tucumã, a graviola, o cupuaçu, o café, o abacaxi, o abacate e o ingá que vem sendo desenvolvidas com o uso de adubo orgânico e o controle alternativo contra pragas.
Toda a produção excedente está sendo comercializada na sede do município e contribuindo como uma nova fonte de renda, além de oferecer produtos mais saudáveis e contribuir para o desenvolvimento da Agroecologia.