Live da série Amazônia em Foco aborda Sistemas Agroflorestais

‘Sistemas agroflorestais na Amazônia: diversidade e sustentabilidade’ é o tema de live desta semana na série Amazônia em Foco. A transmissão ao vivo será sexta-feira, 29 de maio, de 15h às 16h30 (horário de Brasília), no canal da Embrapa no Youtube ( youtube.com/embrapa ). A live é aberta ao público.

Produção de alimentos, geração de renda para os agricultores familiares e ao mesmo tempo contribuição ao equilíbrio do meio ambiente são alguns dos benefícios que os sistemas agroflorestais oferecem como sistema de produção que se concilia com o uso sustentável da floresta amazônica.

Diversos aspectos desses ganhos possibilitados pelos sistemas agroflorestais e também experiências realizadas nos estados do Amazonas e Roraima serão apresentadas em um painel interativo entre profissionais que trabalham com a temática dos SAFs.

Agricultores, técnicos de Ater, pesquisadores, profissionais de instituições que atuam no setor agropecuário e florestal, estudantes e demais interessados no tema estão convidados a se conectar no canal youtube.com/embrapa para assistir e participar do evento, enviando perguntas por meio do chat no Youtube.

Para que se garanta a sustentabilidade dos sistemas agroflorestais, além dos aspectos ambientais devem ser observadas questões relacionadas à produção e comercialização do que vai ser cultivado. “Volume e constância de produção, adaptabilidade e exigência de cada cultura ao local de exploração e organização dos agricultores para se relacionarem com o mercado e se inserirem nas políticas públicas”  são aspectos citados pelo pesquisador Otoniel Duarte, chefe-geral da Embrapa Roraima, que vai apresentar na live informações sobre a diversidade de sistemas agroflorestais que vem sendo trabalhada no estado de Roraima, e a experiência a partir dos Fóruns Municipais de Agricultura Familiar criados pela Embrapa e parceiros como a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Roraima (Fetraferr) e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento(Seapa). Participa da live também Paulinho Cabral, que é técnico da Seapa de Roraima e gestor ambiental e atua nessa parceria.

“Os sistemas agroflorestais tratam da integração de árvores na agricultura. As árvores podem melhorar o solo, o ecossistema, gerando efeitos benéficos para o meio ambiente”, destaca Roberval Lima, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, que participará da live apresentando experiências no Amazonas e estudos realizados sobre SAFs.

Ramon Morato, coordenador geral de Produção Rural Sustentável do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), participa da live apresentando também outros aspectos e experiências exitosas com SAFs, comentando sobre a organização da cadeia produtiva e o fortalecimento da agricultura familiar, além da experiência com arranjos produtivos com café em SAF no município de Apuí, no sul do Amazonas.

A série de lives “Amazônia em Foco” é uma iniciativa das unidades de pesquisa da Embrapa na região, iniciada em 15 de maio, como oportunidade de realizar eventos on line para discutir temas relacionados à atuação da Embrapa na região. Esta edição sobre Sistemas Agroflorestais é uma realização em parceria da Embrapa Amazônia Ocidental e Embrapa Roraima.  Já foram discutidos na série, com outras unidades, temas como desafios da cadeia produtiva do açaí, cafés robustas amazônicos e houve um dia de campo sobre integração lavoura pecuária. Os arquivos gravados ficam disponíveis no canal da Embrapa no Youtube.