Mais de 100 agricultores familiares são beneficiados com mutirão do CAR em Presidente Figueiredo

Foto : IDAM/Presidente Figueiredo

A Unidade Local do município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Pesqueiro do Município (Semada), realizou de 21 a 26 de abril, um mutirão de visitas para elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nas comunidades Bela Vista, Carlos Augusto Nobre Ribeiro, Macaboia, Maracarana e São Benedito, localizadas às margens do Rio Uatumã. A ação tem como objetivo realizar o cadastro eletrônico e explicar as vantagens e importância do CAR aos agricultores familiares.

A equipe da Unloc percorreu mais de 97 quilômetros e atendeu mais de 100 produtores que realizaram o cadastro. Durante as visitas, os técnicos explicaram alguns benefícios voltados para o setor como o acesso ao crédito rural, Programa de Regularização Ambiental (PRA), Comprovação de regularidade ambiental, entre outros. Na ocasião, a equipe técnica realizou o georreferenciamento das propriedades rurais.

De acordo com o gerente da Unidade Local do município de Presidente Figueiredo, Luiz Aldiney Alves de Oliveira, a inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais, e o trabalho desenvolvido pela equipe técnica foi importante em virtude da dificuldade de acesso a essas comunidades. “É importante que o agricultor familiar tenha essa cadastro ambiental pois isso dá a ele o acesso as políticas públicas como financiamentos destinados ao setor agropecuário”, explicou Aldiney.

Vale ressaltar, que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente  (APP), Reserva Legal, florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de uso restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

O prazo final para registrar os imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR) termina no dia 5 de maio. Os produtores rurais do Amazonas podem procurar às Unidades Locais e prédio central do IDAM, Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Prefeituras Municipais e Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra) para realizar o cadastro.