Manicoré apresenta os primeiros resultados do programa “Unidade Artesanal de Produção de Pintos Caipira”

O agricultor Geraldo Oliveira recebendo assistência técnica do IDAM

Com objetivo de reduzir a importação de produtos de origem animal no Amazonas, o Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal, inicialmente, instalou em Manicoré o programa piloto “Unidade Artesanal de Produção de Pintos Caipira” em setembro do ano passado. E os primeiros resultados já podem ser conferidos com a produção de alguns agricultores. O programa será estendido para mais nove municípios da região do Alto Solimões, além de Borba e Envira.

O agricultor Geraldo Ribeiro de Oliveira, da estrada do Sindicato, possui um plantel de 400 bicos, e a produção atualmente está sendo comercializada para o mercado local ao preço de R$25,00 a unidade. Por semana, o produtor vende cerca de 20 aves.

Já o produtor Manoel Paula da Costa, da comunidade Esperança, vende aproximadamente 50 frangos por semana, também no valor de R$25,00. Cerca de 50% da produção do município é comercializada para restaurantes locais.

“Atualmente Manicoré vive uma outra realidade. Se antes o município tinha como referência um produtor de avicultura com um plantel de dois mil bicos, que não atendia a demanda local, sendo necessária a importação de ovos e carne, hoje o cenário começa a mudar com o início da produção resultante do programa”, disse o coordenador do Programa Aglei Duques Maciel.

Comercialização –  Outra opção de comercialização da produção é para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que favorece a compra direta dos produtos de agricultores ou organizações, a preços mais justos. Além disso, os agricultores podem adquirir o milho para complemento na ração das aves diretamente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do programa “Vendas em Balcão”.

Unidade Artesanal de Produção de Pintos Caipira – O programa foi criado pelo Governo do Amazonas em parceria com a Prefeitura de Manicoré é executado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas IDAM/Sepror e Secretaria Municipal de Agricultura.

O objetivo é buscar alternativas para alavancar a produção local de carne e ovos, disponibilizando pintos (de 1 a 7 dias) para atender a demanda de agricultores familiares.