Manual de Orientações Técnicas e Administrativas

O Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal – DATEF e o Departamento de Operações – DOPER, deverão encaminhar a publicação Manual de Manejo Florestal em Pequena Escala : Orientações Técnicas e Administrativas às Unidades Locais do IDAM.
Segundo o chefe do DATEF/IDAM, Sérgio Gonçalves, a aplicação de ferramentas que facilitem no desenvolvimento de atividades necessárias para a viabilização da cadeia produtiva da madeira adequadas às normas ambientais vigentes, pode ser estimulada com o manejo florestal sustentável em pequena escala, com o objetivo de propiciar uma renda adicional e impulsionar as potencialidades produtivas dos povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares do interior do Estado.
A publicação tem como foco socializar uma metodologia para a elaboração de planos de manejo, de uma forma simples, cautelosa e, sobretudo, didática aos técnicos de campo envolvidos nesta atividade.
“A idéia é apresentar um compêndio de experiências iniciadas em 2003, que foram polidas e enriquecidas com conhecimentos adquiridos de diferentes atores envolvidos no processo de consolidação ao manejo florestal em pequena escala, destinado exclusivamente às populações tradicionais e pequenos agricultores familiares do Estado do Amazonas”, disse Sérgio.
O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade técnica necessária à formalização de um Plano de Manejo Florestal elaborado pelo IDAM. Além, de ajudar no nivelamento de determinados procedimentos necessários ao planejamento na elaboração, execução e condução de planos de manejo florestal em pequena escala, apoiados pelo Governo do Estado do Amazonas.