Meliponicultores de Boa Vista do Ramos participam de capacitação

Temas como boas práticas de manejo e processos regulatórios serão abordados na qualificação

No município de Boa Vista do Ramos (localizada a 271 quilômetros da capital), 25 meliponicultores participam da capacitação em boas práticas de manejo e processos regulatórios, realizada pela unidade local (UnLOC) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). A qualificação começou nesta segunda-feira e  (10/04) segue até a quarta-feira (12/04).

Durante os três dias, os participantes irão visitar meliponários para exercitar as práticas de transferências de colônias, e receber novas orientações acerca da regularização da atividade.

Os integrantes da capacitação, serão alertados sobre o Termo de Declaração de Plantel Pré-existente (autodeclaração) que tem prazo, até dezembro deste ano, para regularização da atividade junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Estão participando 12 técnicos de 7 municípios do estado (Manaus, Tefé, São Sebastião do Uatumã, São Gabriel da Cachoeira, Itapiranga, Maués e Boa Vista do Ramos). Também estão confirmadas as presenças de técnicos da Central do Idam.

Técnicos do Idam Central da Gerência de Agroecologia e Produção Orgânica, da Gerência de Produção Animal, e técnicos da Coordenadoria Municipal de Meliponicultura de Boa Vista do Ramos, contribuirão na disseminação dessas e de outras informações importantes.

“Essa capacitação e vivência entre técnicos e meliponicultores, certamente trará o fortalecimento desta cadeia produtiva dentro do Estado do Amazonas”, explicou o gerente da unidade local do município, o técnico em agropecuária Arlindo Rodrigues dos Santos Filho.

A realização do encontro é organizada pelo Idam Central, com apoio da Unidade Local de Boa Vista do Ramos e da Coordenadoria Municipal de Meliponicultura.

FOTOS: Divulgação/Idam

TEXTO: Antônio Barros Jr/Idam