Tapauá será beneficiado com a instalação de agroindústria para beneficiamento da castanha

Cerca de 80 agricultores familiares  participaram dos cursos de boas práticas de manejo da castanha do Brasil

No município de Tapauá (a 447 km de Manaus em linha reta), agricultores familiares serão beneficiados com a instalação de uma agroindústria de beneficiamento da castanha-do-Brasil. O projeto conta com a parceria do Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da empresa Abufari Produtos Amazônicos.

Com capacidade de 25 toneladas por mês, a agroindústria está prevista para ser inaugurada no mês de abril e irá contemplar os agricultores envolvidos no Projeto Prioritário do Idam para a cadeia produtiva da castanha.

De acordo com a chefe de Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal do Idam, Nadiele Pacheco, o projeto visa o aumento da produção e produtividade de castanha dentro do município de Tapauá, além da melhoria da qualidade do produto. Através da parceria, a Abufari Produtos Amazônicos, empresa responsável pela instalação da agroindústria, irá comprar a matéria-prima dos produtores de castanhas e trazer uma nova perspectiva de renda para o município.

Capacitação – Com o objetivo de qualificar os agricultores que irão participar do projeto, o Idam realizou de 2 a 5 de março, dois cursos sobre boas práticas de manejo da castanha do Brasil. As aulas foram ministradas pelos engenheiros florestais do Idam, Nadiele Pacheco e Luiz Rocha.

Cerca de 80 agricultores familiares das comunidades Fazenda Abufari e São Sebastião do Abufari participaram dos cursos. “A capacitação consiste em aulas teóricas e práticas dentro dos castanhais, que são o início de uma série de atividades que estão previstas no Projeto Prioritário da Castanha-do-Brasil”, destacou Nadiele Pacheco.

Além dos agricultores, participaram das atividades o gerente do Idam de Tapauá, Franklânio Duarte, o agrônomo da Secretaria Municipal de Produção Rural, Anilson Bastos, os representantes da Abufari Produtos Amazônicos, Denizar Santos, Leonardo Baldissera Santos e Raimundo Rabelo, e o vice-prefeito do município, Hilário Ramiro.