Nascente é recuperada pelo Idam no quilômetro 04 da AM 010

Extensionistas da unidade central do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), órgão vinculado a Secretaria de Produção Rural (Sepror), realizam trabalho na recuperação e preservação de nascente, no ramal Nova Jerusalém, quilômetro 04, AM010, zona rural de Manaus, área total de 7.7 hectares.

Antônio Ferreira Gato, dono de propriedade no quilômetro 04, AM010, onde a nascente foi recuperada e Ofir Hage, gerente da unidade central do Idam.

A propriedade da família de Antônio Ferreira Gato e Zilda Ferreira Rocha fica em área de Preservação Permanente (APP), onde a nascente foi recuperada. O Idam iniciou o trabalho de assistência técnica, em 2009, quando era uma área degradada. Com plantio em 2 hectares de açaí, andiroba, buriti, bacaba, Cumari, pupunha e tucumã, com todas as árvores já produtivas.

Segundo o gerente da unidade central Ofir Hage, “o trabalho do Idam aprimorou a sustentabilidade e melhorou a renda da família, que também, tem cerca de 130 aves, oriundas de produção doméstica”, destacou Ofir.

Proprietário Antônio Ferreira Gato e o técnico Jorge Augusto Monteiro na localidade onde a nascente foi recuperada.

A família é visitada regularmente pelos técnicos do Idam. Ontem,(04/06) o gerente da unidade central, Ofir Hage, o técnico Jorge Augusto Monteiro e o engenheiro florestal Raimundo Gerson da Costa, estiveram no local. Antônio Ferreira destacou que, “com o trabalho de assistência técnica do Idam, o olho d´água (nascente), se recuperou interrompendo o processo de assoreamento do igarapé da nascente recuperada, recuperando também a fauna”.

Na Semana do Meio Ambiente essa ação ganha em relevância, pela contínua ação do Idam, na preservação da natureza e de seus recursos hídricos com metodologia eficiente de plantio da terra e de ampla orientação técnica aos donos da propriedade local.

Texto: Maria do Carmo Araújo -Gerência de Comunicação/Idam

Fotos: Divulgação Idam