Novo Remanso se destaca na produção de Abacaxi

Abacaxi

Em Novo Remanso, Distrito de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), a fruticultura é a principal atividade desenvolvida por agricultores familiares, com destaque para o cultivo de abacaxi, que no ano de 2014, alcançou a marca de 60 milhões de frutos.

De acordo com dados atualizados da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), existem aproximadamente 3 mil hectares de cultivo do fruto distribuídos entre os  mais de mil agricultores familiares, que são atendidos pela Instituição com serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

 O gerente da Unidade Local do IDAM em Novo Remanso, Luiz Antônio Nascimento, explica que tanto o cultivo quanto a colheita são realizados durante o ano todo, resultando no aumento da produção. Segundo ele, é necessário planejar todas as atividades que serão aplicadas durante o ano, uma vez que, o número de profissionais ainda é tímido se comparado com o número de agricultores que cultivam o abacaxi.

 Benefícios do abacaxi

 Rico em vitaminas A, B6 e C. Possui substâncias que protegem contra doenças respiratórias, facilitam a digestão, atrasa o processo de envelhecimento. Também ajuda no fortalecimento dos ossos, controla o colesterol, combate a anemia, acelera a cicatrização de tecidos, além de ser um excelente anti-inflamatório.