Oficina do Idam sobre produtos orgânicos leva novas perspectivas aos produtores rurais do Careiro Castanho

Na tarde da última quarta-feira, (14/06), cerca de, 18 agricultores familiares do ramal do 14, participaram de oficina sobre práticas agroecológicas em sistemas orgânicos de produção. A atividade foi promovida pela unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Careiro Castanho, a 102 quilômetros de Manaus, em parceria com o Setor de Apoio à Agroecologia, Produção Orgânica e Fauna Silvestre, do Idam – Central.

A oficina foi ministrada por Mário Ono, extensionista rural do Idam – central e contou com apoio técnico da unidade local.

Ministrada pelo extensionista rural do Idam, Mario Ono, com apoio técnico da unidade local, a oficina visa proporcionar aos agricultores familiares, o conhecimento de questões voltadas à legislação da agricultura orgânica, além de conscientizar os mesmos para a prática de uma agricultura que não prejudique o meio ambiente, bem como a saúde dos produtores e consumidores. Outro fator importante é a redução do custo de produção com o uso de insumos orgânicos, que possibilitarão maior competitividade aos produtores rurais da área.

Segundo o extensionista rural Mario Ono, por meio das informações repassadas, os agricultores que já produzem pela agricultura orgânica, poderão desenvolver suas atividades legalmente, evitando penalidades que vão desde advertência, até o cancelamento do credenciamento, certificação ou até mesmo de sua licença. Já para os agricultores que estão adentrando no método produtivo, por meio da oficina, terão mais segurança e propriedade em suas ações e pontua, “Temos como meta fazer com que os produtores consigam seus credenciamentos e autorizações até o final do corrente ano, formando também, além disso, novas Organizações de Controle Social (OCS), que garantem ao consumidor, a partir dos próprios produtores, que os produtos sejam realmente orgânicos”.

Cerca de, 18 agricultores familiares do ramal do 14, participaram de oficina.

Phillipe Brandão, gerente do Idam em Careiro Castanho, ressalta a importância do apoio entre as unidades do Idam em Manaus e Careiro Castanho, e que a atividade só foi possível por meio de tal parceria, “Agradeço o apoio imprescindível do Setor de Apoio à Agroecologia, Produção Orgânica e Fauna Silvestre do Idam em Manaus, na pessoa do colega Mario Ono, um grande articulador desse trabalho”.

A Agricultura orgânica representa a vanguarda da agricultura familiar e situa-se entre as prioridades do Idam, que tem desenvolvido uma série de oficinas no Estado, com objetivo de ampliar essa nova cultura de produção de baixo impacto ambiental, em decorrência da ausência de agroquímicos.