Órgãos do Governo do Estado alinham acordo de pesca no rio Negro, em Barcelos

Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (DITER) do Idam, Radson Alves, disse que o acordo de pesca uma conquista para os beneficiários

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e as secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e de Produção Rural (Sepror), em encontro na quarta-feira (1º/03), no auditório do Idam, alinharam o planejamento das atividades para a apresentação do Acordo de Pesca e operação do rio Negro para munícipes de Barcelos (a 399 quilômetros da capital).

 Na pauta, foi definido que a unidade local do Idam, em Barcelos, irá sediar parte das reuniões dós órgãos envolvidos com as entidades que representam todas as comunidades pertencentes ao Acordo de Pesca em questão. As reuniões setoriais com associações devem acontecer nos dias 11, 12, e 13 de abril.

 Ao longo dos três dias, os encontros serão com representantes das seguintes entidades: Colônia Z-33, Cooperativa de Pescadoras e Pescadores Artesanais de Peixes Ornamentais do Médio e Alto Rio Negro (Ornapesca), Associação Barcelense dos Operadores de Turismo (Abot), Associação Indígena de Barcelos (Asiba) e a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn).

Estiveram presentes no encontro, pelo Idam, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Radson Alves, a gerente de Apoio à Aquicultura e Pesca (Geape) e engenheira de pesca, Karen Alves, e o engenheiro de pesca, Flávio Rube; pelo Ipaam, a engenheira de pesca, analista ambiental e fiscal, Nonata Lopes; pela Sema, o coordenador do Núcleo de Pesca (Nupes), Rogério Bessa; e, pela Sepror, o engenheiro de pesca, João Bosco.

A engenheira de pesca, analista ambiental e fiscal do Ipaam, Nonata Lopes durante a reunião realizada no auditório do Idam

Regras para o segmento

O acordo de pesca na região tem o objetivo de estabelecer regras para a atividade pesqueira com base no período do ano e espécie de pescado, a fim de permitir o repovoamento dos recursos pesqueiros da região e estabelecer o equilíbrio dos estoques naturais.

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Radson Alves, explicou que o acordo de pesca que está sendo construído entre todos os envolvidos vai sanar parte dos conflitos existentes na região.

“Hoje estamos discutindo internamente enquanto Governo do Amazonas para nos prepararmos para sanar dúvidas de todos os atores envolvidos. Não é só mais um acordo de pesca, mas sim, a conquista da solução dos conflitos que acontecem na região”, explicou.

Conforme o coordenador do Nupes da Sema, Rogério Bessa, o ordenamento pesqueiro da região atende diretamente uma determinação do governador Wilson Lima.

Rogério Bessa, o ordenamento pesqueiro da região atende diretamente uma determinação do governador Wilson Lima

“O principal objetivo agora é colocar o acordo de pesca como diretriz de governo para atender a determinação do governador Wilson Lima. Já tivemos reuniões setoriais com todos os envolvidos, e estamos dispostos até a ir às sedes das associações para ouvir e sanar as dúvidas de todos os beneficiários”, assinalou.

Sobre o Idam

O Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de Produção Rural, e tem como objetivo o desenvolvimento do setor primário, com atendimento direcionado às pequenas propriedades, identificadas como “Agricultura Familiar”, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no Amazonas. Está presente em todos os municípios do estado.

O escritório central do Idam funciona no bairro Japiim, zona sul de Manaus. O atendimento ao público é feito em todas as Unidades Locais nos 62 municípios. Em Manaus, a Unidade Local está situada na avenida Torquato Tapajós, Km 17, bairro Santa Etelvina.

FOTOS e TEXTO: Antônio Barros Jr./Idam

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas: Antônio Barros Jr. (98145-1183), Ártemis Cunha (98406-5021), Nailson Castro (99113-2311), e Rita Ferreira (98208-9685).