Parceria entre Idam e Prefeitura do Careiro da Várzea asseguram cadastramento a pescadores para a pesca de mapará

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), no Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus), tem trabalhado em parceria com a Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Pesca e da Secretaria do Meio Ambiente, para assegurar o credenciamento dos pescadores da região para pesca do mapará.

“O mapará é a espécie mais abundante neste período e, também, a de maior valor comercial com a exportação para outros estados. A pesca do mapará é feita com malhadeira específica para capturar apenas os peixes maiores, evitando assim a captura de peixes menores e abaixo do peso. Ela ocorre no Lago do Rei, iniciando no dia 16 de março, após o período de defeso”, explicou o gerente da unidade local do Idam no município, o engenheiro de pesca Diogo Campos.

Conforme o gerente, na semana passada, a equipe do Idam realizou uma reunião na comunidade Inema, com 34 pescadores, para tratar de questões relacionadas à elaboração do Regimento Interno da Pesca do Mapará e ao credenciamento dos pescadores. O objetivo é assegurar o credenciamento dos produtores e promover uma pesca benéfica e sustentável.

A reunião também abordou o Cartão do Produtor Primário (CPP) e Crédito Rural, instrumentos com os quais o Idam da suporte através da assistência técnica aos produtores rurais do Amazonas.

Cartão do Produtor

O Cartão do Produtor Primário é um benefício do Governo do Estado do Amazonas destinado exclusivamente para pessoa física, que exerça a atividade de produção rural. O documento assegura diversos benefícios aos produtores, entre os quais está a isenção do ICMS na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos; possibilidade de emitir notas fiscais Modelo 04 (Produtor Rural); desconto de energia elétrica junto à operadora; e serve também para comprovar o tempo trabalhado no setor primário durante o processo de aposentadoria.

Sobre o Idam

O Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), e tem como objetivo o desenvolvimento do setor primário, com atendimento direcionado às pequenas propriedades, identificadas como “Agricultura Familiar”, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no Amazonas. Está presente em todos os municípios do estado.

O escritório central do Idam funciona no bairro Japiim, zona sul de Manaus. O atendimento ao público é feito em todas as Unidades Locais nos 62 municípios. Em Manaus, a Unidade Local está situada na avenida Torquato Tapajós, quilômetro 17 – Santa Etelvina.

Fotos: Divulgação/Idam

Texto: Artemis Cunha/Idam