Idam e Emater Pará buscam parceria para fortalecer a produção de Malva no Amazonas

IMG_0212_1

Com o objetivo de fomentar o mercado da malva no Estado, o diretor-presidente do IDAM Edimar Vizolli recebeu nesta segunda-feira, 27 de junho, no gabinete do Instituto, o técnico da Emater/Pará José Sinval, o representante de indústria automotiva de São Paulo, André Paiva e o comerciante Juraci Silva de Irituia/PA, além dos técnicos Alfredo Pinheiro, Anecilene Buzaglo e Zacarias Gondim do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural/DATER.

A visita ao IDAM teve por objetivo buscar apoio para a aquisição de malva junto as cooperativas de Manacapuru para uso em revestimento automotivo, com finalidade térmica e acústica, hoje utilizada por grandes indústrias internacionais.

Na opinião de Vizolli, essa parceria pode ter vida longa, principalmente se levar em conta que o município de Irituia, no Pará, é um grande produtor de sementes de malva. “Hoje, o Amazonas se ressente por falta de sementes, e essa parceria pode garantir o futuro da fibra no Estado. Todas as iniciativas que visem apoiar a produção no Estado, são sempre bem-vindas “, enfatizou Vizolli.

IMG_0222_1

Segundo o técnico da Emater/Pará José Sinval, o Amazonas é o único Estado da Federação que tem produção de malva e é por esse motivo que estamos buscando essa parceria. ” Apesar do Estado do Pará não ser mais produtor da fibra, os municípios  de Irituia, Capitão Poço e Piriá,   produzem sementes de malva, que poderão subsidiar o plantio das próximas safras no Amazonas”, finalizou Sinval.

Após a reunião, o técnico do IDAM Zacarias Gondim acompanhou a equipe até Manacapuru para intermediar a visita junto às cooperativas do município.