Participantes do IV ENA comentam sobre evento de Belo Horizonte

O IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA), tema: Agroecologia e Democracia, unindo Campo e Cidade, realizado de (31/05) a 03 de junho de 2018, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, estado onde há uma rica história das experiências agroecológicas. Que contou com uma comitiva do Amazonas, composta por representantes de associações de produtores orgânicos de Manaus, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva e Iranduba, e Mario Ono, do setor de Apoio à Agroecologia e Produção Orgânica e a bióloga Eliane Débora do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário  e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). Que registrou momentos especiais, como comentam alguns participantes.

Mario Ono, do setor de Apoio à Agroecologia e produção orgânica do Idam durante oficina temática.

“O IV ENA, cujo tema foi Agroecologia e Democracia: unindo campo e cidade, é sem dúvida, um marco na construção do conhecimento agroecológico. Foram inúmeras oficinas temáticas realizadas paralelamente, de modo que não foi possível participar de todas. Também destaco a importância da RDC 49, enquanto política pública para a inclusão produtiva com segurança sanitária de empreendimentos da Agricultura Familiar, tema da Oficina de Normas Sanitárias, uma vez que, os agricultores não conseguem comercializar, nas feiras orgânicas de Manaus, produtos processados como a farinha tapioca, pé de moleque, tucupi, goma, polpa, molho de tucupi, farinha de mandioca, urucum líquido, exatamente por falta da legalização sanitária, que poderá avançar a partir da criação do Comitê Estadual do Praissan”, disse Mario Ono.

“Outra abordagem igualmente importante foi a Oficina sobre a Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), que no Amazonas, ainda se encontra muito incipiente, mas com possibilidade de evoluir, visto que, durante as discussões e interesse dos agricultores locais, foi feita uma articulação junto a representantes da CSA Brasil, com o intuito de realizar uma capacitação, em Manaus, para técnicos, agricultores e até mesmo consumidores, previsto para 28/08 a 01/09/18, trazendo a filosofia da CSA, entre as quais, é sair da cultura do preço e migrar para a cultura do apreço”, complementou Mario Ono.

Comitiva do Amazonas durante o IV ENA, composta por Mario Ono, do setor de Apoio à Agroecologia e produção orgânica, a bióloga Eliane Débora, do Idam, e representantes de associações de produtores orgânicos de Manaus, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva e Iranduba.

“É a minha primeira participação no ENA. Participei de algumas oficinas temáticas, mas ao participar da primeira, sobre a Construção Social de Mercados, conclui que já havia valido à pena ter vindo, foi muito enriquecedora, principalmente considerando as relações de mercado como um processo solidário, cultural e justo para todos, tanto para os agricultores, quanto aos consumidores”, afirmou o técnico José Guedes, membro da Rede Maniva (Rema) e bolsista PCI-B, assistente de pesquisa, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Mais de duas mil pessoas de todos os estados do Brasil participaram do IV ENA, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.

“Ter participado do IV ENA, foi uma oportunidade única, por todas as experiências em agroecologia. Esses aprendizados irão nos ajudar a conduzir melhor nossos trabalhos de produção orgânica. Mas, o que me chamou a atenção mesmo, foi o envolvimento dos jovens com a agroecologia e a agricultura orgânica, precisamos despertar os jovens da na nossa comunidade também, temos que dar mais importância a isso, são eles que irão continuar esse trabalho no futuro”, declarou Jorge Luiz dos Santos, presidente da Associação de Produtores Orgânicos Renascer, do Careiro da Várzea (Aprocarv).

Texto: Maria do Carmo Araújo
Gerência de Comunicação – GECOM/IDAM
Fotos: Divulgação Idam