Pescadores participam de assembleia com ênfase no pirarucu

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Tonantins (Idam/ Tonantins) participou da assembleia intercomunitária com o tema “Manejo Sustentável e Participativo de Lagos com Ênfase no Pirarucu”, no Centro de Convivência do Idoso, promovido pela Secretaria Municipal de Produção e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio do Idam, mediado pelo engenheiro de pesca Jose Maria Batista Damasceno. A ação foi realizada nos dias 4 e 5 de fevereiro.

Nas discussões foram debatidos os temas de fiscalização, vigilância, contagem, captura, comercialização, capacitação, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), assistência técnica, infraestrutura, monitores, lideranças, manejo de aruanã, preços, projetos, parcerias, entre outros.

A assembleia teve como tema o “Manejo Sustentável e Participativo de Lagos com Ênfase no Pirarucu”

A assembleia contou com a participação de 21 comunidades e 64 pescadores artesanais e manejadores entre tradicionais e indígenas. Vale ressaltar que a pesca artesanal e manejada é uma das principais atividades econômicas do município, geradora de emprego e renda.

Um dos objetivos da ação foi fortalecer o acordo de pesca e encaminhar as ações para o ano. Segundo o gerente da unidade local do Idam/Tonantins, Nestor Ribeiro Neto, a ação é importante para que o pescador esteja atento com relação a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e cartão do produtor primário, essenciais para participação nos programas do Governo Federal e Estadual caso do PAA.