Pescadores são treinados para manejar jacarés em Fonte Boa

????????????????????????????????????
Fotos: Eliane Soares (IDAM)

Uma série de Demonstrações de Métodos (DM’s) sobre manejo de jacarés foi realizada pela equipe técnica do instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) no município de Fonte Boa (a 678 quilômetros de Manaus). A atividade que aconteceu no mês de setembro, envolveu comunidades do Setor Panauã (Ingaiorá, Boca do Furo, Água Branca e Aratizal), que estão localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS- Mamirauá).

De acordo com o biólogo e responsável pela atividade, Eduardo Conde de Moura, foram realizados 11 levantamentos noturnos e 4 capturas de jacarés. Segundo ele, o diferencial este ano, foi a quantidade de pescadores envolvidos nas atividades.

“Nos anos anteriores participavam no máximo 2 pescadores, que acompanhavam a atividade. Já este ano levamos duas equipes de 6 pescadores divididos em dois botes de alumínio, que aprenderam na prática os métodos utilizados no manejo. O nosso objetivo é capacitá-los em todas as etapas do manejo de jacaré para que eles possam realizar a atividade de forma segura”, disse o biólogo.

????????????????????????????????????

Os pescadores ainda receberam orientações sobre o melhor período (entre setembro e novembro) para realizar o levantamento de jacarés. Para a atividade o ideal é trabalhar com jacarés de 2 a 3 metros. Todo o processo dura em torno de 20 minutos.

Vale ressaltar, que os dados sobre a atividade de manejo de jacarés são atualizados todos os anos. Uma nova coleta está programada para o mês de novembro.