Políticas públicas na área de assistência técnica são discutidas na 54ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER) em Palmas/TO

No segundo dia, (21/03), da 54ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER) em Palmas/TO, com a presença do presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Luiz Herval, e o diretor de assistência técnica, Airton Schneider, representantes do Estado do Amazonas, iniciaram participando de uma exposição sobre políticas públicas para agricultura familiar feita pelo secretário adjunto da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário – Casa Civil, José Ricardo Ramos Roseno. Seguido de debate com os participantes do evento. Também houve uma palestra sobre contratos da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), com associados da ASBRAER proferida pelo presidente da (ANATER), Valmisoney Moreira Jardim. Igualmente seguida por debates a respeito do tema.

Segundo dia da 54ª Assembleia da Asbraer

Fortalecendo a participação feminina no evento realizou-se a 1ª Jornada Nacional das Mulheres Extensionistas Rurais, com a participação da secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, e Caio Rocha secretário de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Também seguida de debates entre os membros participantes da Assembleia Geral Ordinária da ASBRAER.
Logo após houve o encaminhamento do seminário de Tecnologia da Informação, feito pelo Oficial Nacional de Programas da FAO/ONU, Valter Bianchini. O diretor de assistência técnica do IDAM,  Airton Schneider, participou de evento da FAO, dentro da programação da 54ª Assembleia Geral Ordinária da ASBRAER.  Segundo ele, “participamos de um importante evento nacional, que aborda o sistema de planejamento; monitoramento e avaliação dos indicadores que são utilizados no Brasil, pelas empresas públicas, proporcionais ao trabalho que o IDAM realiza. Sabemos que muito temos a evoluir e para tal, será fundamental contar com um alinhamento e ação focal da direção da Instituição e os colaboradores, pois esses indicadores positivos refletem o resultado do esforço realizado.

Participantes  do evento  ASBRAER, em Palmas/TO

No período da tarde, o secretário de Mobilidade Social do Produtor Rural e do Cooperativismo do Mapa, José Rodrigues Pinheiro Dória, deu continuidade aos trabalhos, falando sobre assistência técnica ao médio produtor e mobilidade social. Depois houve uma conferência sobre ações de fortalecimento da EMBRAPA/ASBRAER proferida por Cleber Oliveira Soares, diretor executivo de transferência de tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), seguidos de debates. Por fim, se deu as considerações finais sobre a Assembleia feitas pelos dirigentes da ASBRAER e o encerramento da 54ª Assembleia Geral Ordinária da Instituição.

Texto: GECOM/IDAM

Fotos: Asbraer