Práticas sustentáveis incentivadas pelo IDAM, na cadeia produtiva da madeira, farão parte de publicação nacional

Atividade Prática do Curso de Introdução

O projeto “ Promoção da Cadeia da Madeira Manejada em Boa Vista do Ramos” submetido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) para integrar o Plano de Inovação na Agricultura Familiar desenvolvido pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Dater/MDA) foi selecionado na categoria: Mercados, Gestão e Arranjos Produtivos – Feira e fará parte do caderno “Boas Práticas de ATER”.

A publicação visa compartilhar referências inovadoras com resultados positivos e comprovados nas ações de ATER voltadas para implementação de políticas públicas com ênfase no Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Ao todo, foram selecionados 57 projetos de instituições brasileiras ligadas ao setor primário. As experiências selecionadas receberão apoio do MDA na divulgação, compartilhamento e aplicação na ATER.

O projeto será apresentado pelo engenheiro florestal e gerente de Apoio à Produção Florestal Madeireira do IDAM Central, Eirie Gentil Vinhote e o técnico florestal da Unidade em Boa Vista do Ramos, Joel Ferreira Trindade, na próxima quarta-feira (2), durante o Seminário Nacional de Boas Práticas de ATER, que acontece de 1 a 3 de dezembro, no auditório da Legião da Boa Vontade (LBV), em Brasília.

Para o engenheiro florestal Eirie Vinhote, será uma oportunidade singular para divulgar o trabalho realizado pelo IDAM no Amazonas, a exemplo que tem sido a atuação em Boa Vista do Ramos, para o resto do Brasil. “Nossa maior missão é levar aos agricultores familiares conhecimentos sobre a importância de gerenciar os recursos naturais com uma visão ampla da cadeia do produto madeira manejada. Por meio de uma política de ATER bem executada com um arranjo institucional é possível efetivar as ações, contribuir na conservação ambiental e na melhoria da qualidade de vida do público assistido”, destacou.

“Nosso trabalho é sempre voltado ao produtor, por isso, incentivamos as técnicas adequadas em cada processo da atividade, sempre frisando a importância da madeira legalizada, da Rodada de Negócios e do Plano de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala”, disse o técnico Joel Trindade, ao enfatizar que a publicação é um reconhecimento para o setor madeireiro.

Atividade – Em Boa Vista do Ramos, o manejo florestal iniciou em 1998, e foi resultado da parceria entre a Associação Comunitária Agrícola e de Extração de Produtos da Floresta (Acaf), Prefeitura Municipal, Escola Agrotécnica Federal de Manaus e Instituto de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala (Imaflora).

Inicialmente, o manejo florestal foi desenvolvido na modalidade comunitária, e a partir de 2007 quando o IDAM assumiu as atividades da extinta Agência de Florestas do Estado do Amazonas (Afloram) passou a incentivar uma nova modalidade chamada de manejo individual. As ações de ATER não se concentram apenas no manejo florestal, mas em todos os elos da cadeia produtiva.