Presente em todos os municípios do Amazonas, Idam contribui nas ações de combate ao coronavírus

As Unidades Locais do Idam cedem equipamentos destinados ao enfrentamento da doença

O Governo do Amazonas, por meio das repartições públicas, autarquias e fundações do Estado, tem se mobilizado no combate e controle da pandemia do novo coronavírus. No interior do Amazonas, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), através das Unidades Locais, tem sido parceiro junto às ações municipais, com a concessão gratuita e temporária de equipamentos destinados ao enfrentamento da doença.

De acordo com o diretor de assistência técnica e extensão rural do Idam, José Milton Barbosa, o momento atual requer a cooperação de todos os entes públicos. “Devido à presença do Idam em todos os municípios, recebemos da diretoria recomendação e autorização para contribuir e dispor com os esforços do poder público, principalmente em apoio aos agricultores familiares e comunidades rurais”, explicou o diretor.

Em Nova Olinda do Norte, a Unidade Local do Idam tem contribuído nas ações de combate à pandemia do Covid-19, e disponibilizou à prefeitura um trator agrícola com distribuidor de fertilizante líquido. Segundo o gerente local do Idam, Valdo de Oliveira e Silva, os equipamentos cedidos estão sendo utilizados no município para a desinfecção de vias públicas e locais onde há maior circulação de pessoas, como supermercados e casas lotéricas.

“O distribuidor de fertilizante líquido, antes utilizado para a fertilização química e orgânica de plantios adensados, agora está ajudando o nosso município no combate ao coronavírus. O mesmo está sendo utilizado para espalhar soluções desinfetantes como forma de pulverizar as vias públicas”, afirmou o gerente.

O Idam de Presidente Figueiredo também está participando das ações, e na primeira quinzena deste mês cedeu, por um prazo de 90 dias, quatro tendas, 90 mesas e 90 cadeiras que estão sendo utilizados em barreiras sanitárias de interceptação de veículos, na BR- 174. Segundo a equipe local do Idam, o objetivo é fazer o controle do fluxo de veículos que entram no município. Nesse local será feito uma triagem, com medição de temperatura corporal e demais procedimentos para monitorar as condições de saúde das pessoas que entram no município e orientar quanto aos procedimentos necessários.

As ações conjuntas entre Governo do Estado e prefeituras têm sido fundamentais para conter a propagação do novo coronavírus na capital e nos municípios do interior. O Idam, através das 66 unidades locais, distribuídas nos 62 municípios do Estado tem unido esforços para contribuir com as ações de controle e combate da pandemia.