Diretor presidente do Idam Luiz Herval e comitiva do Amazonas atuam em Brasília

Cumprindo demanda do Governo do Estado do Amazonas Amazonino Mendes, através do Sistema Sepror, o diretor presidente Luiz Herval do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), esteve hoje, 15, em Brasília, com agenda relacionada aos municípios de Apuí, Manicoré e Novo Aripuanã. Estas cidades foram incluídas pelo Ministério do Meio Ambiente, na lista de municípios prioritários para ações de desmatamento. O presidente em  uma comitiva constituída pelo vice-prefeito de Apuí, Marcos Lise, o presidente do Sistema OCB/AM José Merched Chaar, o deputado Luiz Castro (REDE), o Secretário Executivo do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas( IDESAM), Carlos Khoury e o Secretário Adjunto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Coronel Sena. “Viemos propor um convite aos órgãos federais para realizar reuniões nos dias 13 e 14, no município de Apuí com o objetivo de discutir com a sociedade apuiense medidas de controle de desmatamento e visitar propriedades que utilizam tecnologias adaptadas à região, que aumentam a produtividade pecuária”, destacou Luiz Herval.

Presidente Luiz Herval em comitiva do Amazonas em Brasília

Logo pela manhã, às 9 horas a comitiva esteve na sede da OCB com o presidente, Márcio Freitas, onde foram discutidas questões relacionadas às ações de cooperativismo realizadas no Amazonas em consonância com as diretrizes nacionais da instituição.
Logo após, por volta das 11h15, o presidente Luiz Herval com os demais membros da comitiva esteve com o diretor geral da área de Serviços Ambientais do Ministério do Meio Ambiente, Raimundo Deusdará, neste momento se definiu como serão as visitas ao Amazonas, a partir da região Sul, onde estão os municípios de Manicoré, Apuí e Novo Aripuanã.
No período da tarde, o diretor presidente do Idam, juntamente com os demais participantes da comitiva, reuniu às 14h30, com o coordenador de Manejo Sustentável dos Sistemas Produtivos e coordenador do Programa de Agricultura de Baixo Carbono do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Elvison Ramos. Nessa ocasião, foram discutidas questões relacionadas aos temas, que são de vital importância para o setor primário amazonense, como o manejo sustentável e a produção de baixo carbono, o que representa alinhamento com as políticas do Governo Federal, no que se refere à cartilha da agricultura e pecuária de baixo impacto ambiental, ainda mais se tratando do Amazonas, a unidade da Federação com o maior equilíbrio existente, na relação agronegócio e sustentabilidade ambiental.

Comitiva do Amazonas reunida  em Brasília

Por fim, às 15 horas a comitiva esteve reunida com Thaia Cacciamali, coordenadora substituta do Incra, da área de Coordenação Geral de Meio Ambiente e Recursos Naturais, neste momento abordou-se várias questões fundiárias dos municípios locais da comitiva: Manicore, Apui e Novo Aripuanã.
“A agenda foi positiva, o apoio de todas as instituições envolvidas é muito importante, poder contar com a Sepror, na pessoa do secretário José Aparecido e o presidente do Idam Luiz Herval. O passo seguinte é a reunião dos dias 13 e 14 de abril, em Apuí, onde temos grandes expectativas de tirar o município de Apuí da área vermelha de desmatamento”, declarou Marcos Lise, vice prefeito de Apuí.