Primeiro Encontro de Extensionistas Rurais do Idam será nos dias 03 e 04 de abril


Reunião de planejamento busca uma maior eficiência nas ações do Idam

O 1º Encontro de Extensionistas Rurais é mais um investimento do Governo do Estado do Amazonas no Setor Primário, dessa vez em capacitações, nivelamento e prestações de conta, atualização quanto as diretrizes administrativas e objetivos. Dois Extensionistas (gerente e  técnico) de todos os 73 escritórios do Idam irão participar do encontro, que vai ter diversas palestras e atividades participativas.

A diferença desse evento para os realizados em anos anteriores é a participação dos técnicos.  De acordo com o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, incluir a participação de técnicos, e não apenas dos gerentes, é uma maneira de dar maior eficiência ao trabalho que é feito no dia a dia das Unidades Locais (UnLoc´s).

“Apesar das diferentes realidades em cada um dos nossos escritórios, teremos os procedimentos mais padronizados o que vai otimizar o resultado geral. Todos entendendo tudo dá mais segurança aos produtores. Essa é a nossa expectativa, pois estamos investindo nos nossos servidores”, explica Borges.

Diversas instituições de pesquisa irão contribuir nos dois dias do encontro, assim como as agências e bancos de financiamentos.  A reunião de planejamento do Primeiro Encontro de Extensionistas Rurais foi realizada nesta quarta-feira (15/03) e contou com toda a diretoria técnica do Idam. O Diretor Presidente participou remotamente, pois cumpre agenda em Brasília.

“Já definimos a ordem das ações durante o encontro para que os participantes tenham o entendimento necessário quanto aos novos procedimentos administrativos. Tivemos algumas mudanças de procedimentos que tornam os processos mais lentos, porém mais eficientes quanto o controle e prestação de contas e é importante que todos entendam e contribuam com isso”, explica Daniel Borges.

No encontro de planejamento participaram o Diretor de Planejamento, Eirie Vinhote, Helênio Figueiredo Diretor de Operações, Luiz Rocha Chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal, o Chefe do Departamento de Planejamento Hugo Stênio Gama e  o Gerente de Tecnologia da Informação Elcides Neto.

Pesquisadores de diversas instituições que atuam no Setor Primário irão participar, como  Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias(Embrapa), Federação de Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Fettagri), Federação da Agricultura do Estado do Amazonas(Faea) e Instituições Financeiras como Afeam, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco da Amazônia.

FOTOS: Divulgação/Idam

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas: Nailson Castro (99113-2311), Ártemis Cunha (98406-5021) e Antônio Barros Jr. (98145-1183).