Produção de farinha cresce em Itacoatiara

Já está tudo pronto para a inauguração da casa de farinha higiênica, agendada para o dia 25 de agosto na comunidade Nossa Senhora da Penha, distante 10 quilômetros da sede do município de Itacoatiara. Construída com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário –MDA, em parceria com o Idam, a casa de farinha higiênica beneficiará diretamente as 56 famílias residentes na comunidade.
Com uma produção de 29 sacos de farinha/mês, armazenadas em sacos de 60 litros, os comunitários atualmente comercializam a farinha, tucupi e a goma no mercado local, mas acreditam que futuramente além do incremento na produção da farinha, os subprodutos da mandioca serão acondicionados em embalagens personalizadas com o nome da comunidade e farão parte das prateleiras dos supermercados de Itacoatiara.
“Para a utilização racional da casa de farinha higiênica instalada na comunidade, será feito rodízio entre os agricultores, para que não haja interrupção na produção de farinha, afirma Manoel Lima, 61 anos, presidente da comunidade. Quando o produtor não tiver usando a casa de farinha higiênica, ele aproveita para fazer a farinha em sua própria casa, que vai variar de 4 a 5 sacos por dia”, enfatizou o presidente.